TODAS AS POSTAGENS DO BLOG - LINK DIRETO

Recomendar

17/09/2008

PRAZO DE TOLERÂNCIA NO PAGAMENTO DO ALUGUEL

Existe muita confusão em relação a tolerância no atraso do pagamento do aluguel. As pessoas pensam que a Lei de Locações 8.245 estabelece está prática mas na verdade a tolerância no atraso do pagamento nada mais é do que uma cláusula de acordo entre as partes que deve obrigatoriamente constar no contrato de locação do imóvel.
É uma cláusula que define a vontade das partes onde locador e locatário acordam que após o prazo limite de pagamento do aluguel pode o locatário ter mais alguns dias para quita-lo sem correr o risco de ser considerado em mora(atraso) e com incidência dos juros quando for quitar o DOC.

O locador costuma aceitar até 3 dias úteis de atraso sem a cobrança de multa e juros mas na prática nem se costuma colocar em contrato ficando na palavra de quem recebe o aluguel aceitar de boa vontade.
É comum cláusulas que estabeleçam o valor do aluguel expressar que qualquer renúncia a multa e juros por atraso será mera bondade do locador não representando um direito do locatário. Assim quando você paga o aluguel com um dia de atraso pode ou não sofrer a multa e os juros, depende da vontade do locador.
Lógico que se o atraso ocorre esporadicamente o locador não se negará de isentar o bom locatário mas quando se torna uma prática que deixa claro que o mesmo quer levar vantagem, nada obriga o locador a isentar esta cobrança.
Esta mesma regra não vale para a cobrança do condomínio e antes que encham meu email de pergunta explico novamente:
  • LOCATÁRIO/INQUILINO = quem aluga o imóvel para residir;
  • LOCADOR/PROPRIETÁRIO =dono do imóvel que o coloca para locar;
  • IMOBILIÁRIA/CORRETOR DE IMÓVEIS = representante legal do proprietário(com procuração)

50 comentários:

Mario disse...

na prática nemno contrato consta a imobiliária que determina se vai te cobrar ou não. Somos merce de proprietários que sabem que precisamo morar e nos obrigam a aceitar como eles querem

Anônimo disse...

meu locatário entrou dia 25 do mês, e pagou no primeiro recibo a diferença de cinco dias.
Por um lapsto, o contrato não fixa data base, mais os dizeres "o locatário terá 'até' dia cinco para quitar o imóvel.

€sse 'até' deixa implícito um clausula de tolerânica, ou fez fixar uma data base?

Maria disse...

Oi anônimo. è obrigatorio que seja fixada a data base de pagamento do aluguel. Vocês terão que fazer um aditico contratual em que fique estabelecido a data do págamento e o local do pagamento. Após na mesma cláusla vc pode informar se deseja conceder ao inquilino dois ou 3 dias de atraso sem pagamento de multa e juros.

abraços

Anônimo disse...

tenho um inquilino com contrato de 12 meses oque fazer caso ele nao saia ou cause problemas

Maria disse...

A justiça é o local onde qualquer divergência deve ser discutida caso as partes não cheguem a um acordo.
Se você fez contrato de 12 meses não pode pedir o imóvel ao término do contrato pois este se renova automaticamente por prazo indeterminado e somente em casos especiais da lei 8.245 é permitido.

abraços

Aparecida disse...

Olá meu nome é aparecida,
meu oimóvel esta em uma imobiliária e o inquilino não esta pagando a uns 10 meses o aluguel. A imobiliária me repassou o dinheiro até janeiro. em fevereiro não mais me repassaram o aqluguel, beleza.Mas minha revolta é que eles deveriam ter entrado na justiça desde o 2° mês que o inquilino não pagou. Eu preferia não ter recebido o aluguel todo esse tempo e já ter resolvido,isso. A minha dúvida é a imobiliária foi muito iresponsável por deixar todo esse tempo sem aluguel. O que eu posso fazer com relação a imobiliária? Posso processar pela irresponsabilidade com meu imóvel? Pois eles alegam que no mês de abriu entraram na justiça.Mas por só agora, não deveriam ter agido antes.Eu posso querer receber deles por esse detalhe da má administração? Aguardo bjs!

Maria disse...

Oi Aparecida
tudo que você realata depende de estar ou não descrito no contrato de Administração Imobiliária. Assim, se você determinou no contrato um prazo para acionar a justiça em caso de inadimplência autorizando a imobiliária a constituir advogado em teu nome, poderá cobrar as devidas responsabilidades.

Geralmente antes de 03 meses de inadimplência as imobiliárias não recomendavam a ação judicial por conta do tempo demorado para se julgar um processo deste tipo (em torno de 12 meses. Era preferível negociar e tentar cobrar extrajudicialmente.
Hoje, com as ataulizações na Lei do Inquilinato a previsão é de que este prazo caia para 4 meses e por conta disso algumas imobiliárias já recomendam a ação judicial com 30 dias de atraso. Tudo depende do que o proprietário deseja pois sem a autorização escrita a imobiliária não pode atuar.
Para acionar o inquilino judicialmente é preciso que você autorize a imobiliária por procuração especial pois a que você concede para adminsitração não pode ser usada.

Portanto se em contrato você estabeleceu prazos e estes foram descumprido, então você pode tentar acordo com eles e mudar de imobiliaria e judicialmente buscar ressarcimento.
Se no contrato você não estabeleceu prazos então não ha como resposabilizar a imobiliaria salvo se você tiver provas de que eles realmente negligenciaram no cuidado com a cobrança dos alugueis.

Resumindo: se você, por escrito pediu que o acionassem no segundo mês de inadimplência e não foi cumprido, houve negligência. Se você não pediu, a imobiliária seguiu o prazo que geralmente(não é regra) se aguarda que são 03 meses.

Cabe esclarecer que se o inquilino não apresentou fiança você deve pedir liminar de desocupação em 15 dias para liberar seu imóvel. È preciso caucionar mas pelo menos você pode locar para outra pessoa pois a ação judicial permite que o inquilino aguarde no imóvel enquanto durar o processo mesmo que não pague os aluguéis.

abraços

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Sonia e aluguei um apartamento pelo prazo de 30 meses que já venceram há 2 meses e agora o proprietario quer o imovel para morar e deu-me o prazo de 90 dias para sair.Não estou conseguindo encontrar outro apto
igual.Sou obrigada a sair? Aguardo resposta.Grata. Sonia

KOKY disse...

Oi Sonia,
você tem sim que entregar o imóvel no prazo que o dono lhe concedeu e agradeça este prazo porque por lei ele pode te pedir o imóvel e conceder apenas 30 dias para desocupação.
Como teu contrato terminou e renovou-se automaticamente por prazo indeterminado, qualquer das partes pode encerra-lo sem motivo ou com motivo avisando 30 dias antes que deseja o encerramento. Que bom que ele te deu 90 dias. Se precisar mais prazo converse com ele antecipadamente e solicite mais tempo porém ele não é obrigado a aceitar.

abraços

Samanta disse...

Sou locatario de um imovel onde esta estabelecida minha pet shop. A data de pagto do aluguel é todo dia 20 de cada mes vencido. Estipula-se a multa de 10% do valor do aluguel + 1% correção. Por dois meses consectivos o aluguel foi depositado dia 21. A locadora determinou o pagto da multa. Existe uma tolerancia neste pagto, considerando um aluguel de R$3.300,00. Obrigado. Aguardo resposta.

Anônimo disse...

Olá.Moro em um apartamento na qual a data de vencimento do é aluguel é todo dia 5.Paguei no dia 7 e me disseram que eu teria que depositar imediatamente o valor da multa.Achei estranho pois até onde eu saiba um locador não pode cobrar os juros até 30 dias depois da data do vencimento.Estou correta ou ele pode sim me cobrar esse valor imediatamente?

Maria disse...

Oi você entendeu errado.
A multa e juros é cobrado desde o primeiro dia de atraso e fica a cargo do locador decidir quando ele te considera inadimplente e portanto sujeito a pagamento da multa e juros.
A locadores que consideram o locatário inadimplente depois de 3 dias de atraso e sendo assim se ele paga o aluguel dentro destes 3 dias nada é cobrado a mais, porém a maioria não concede esta bonificação e considera inadimplente desde o primeiro dia de aluguel em atraso(salvo se o pagamento caiu no sabado, domingo ou feriado).
Sendo assim conforme você informa a multa é devida integral ou seja 10% sobre o valor mais os juros de 1% pró-rata(este sim por dia de atraso e não inteiro).
Veja bem, a multa é integral(10% do valor) e os juros por dia. É perfeitamente legal.

abraços

Anônimo disse...

Boa tarde! tenho um inquilino que subloca meu imovel para o cunhado.
O meu inquilino nao mora no imovel, so esse cunhado dele, que pago o aluguel para o inquilino e ele me repassa.
Ultimamente esta havendo dias de atraso no pagamento do aluguel.
O que é correto neste caso?
Pedir desocupação e mostrar a sublocação, ganho neste caso?
Ou fazer o que?

Maria disse...

Boa tarde anônimo.
Sublocar um imóvel é diferente de locar em seu nome para outra pessoa residir, algo muito comum na locação residencial principalmente quando a fiança utilizada é o seguro fiança locatícia.
No teu caso nãos e caracteriza sublocação porque para isso o locatário teria que pagar a você mensalmente o valor do aluguel e cobrar do cunhado 50% deste valor que não seria repassado a você, ficaria para ele locatário. Não é o que ocorre.
Teu locatário locou o imóvel para o cunhado morar e ficou responsável pelo contrato e pagamento e assim ele tem por dever te pagar todos os meses, se o cunhado não pagar a ele ele é que será o devedor e não o cunhado. Portanto esqueça a sublocação que não é o caso.

Você não informa se tem contrato escrito ou não e deveria ter porque se não tem tua locação esta em risco visto que uma pessoa responde pelo contrato mas outra reside no imóvel e as duas tinhas que constar no contrato como locatário principal e locatário solidário.
Se você tiver que entrar com despejo como vai despejar o cunhado do teu inquilino se ele não é o locatário.
O que você deve fazer é chamar teu locatário e informar que não vais mais aceitar atraso no pagamento e que deseja uma alteração contratual informando que o cunhado dele também é locatário do imóvel e responsável pelo contrato solidariamente e estabelecer multa e juros por atraso e data pela qual não mais receberás o aluguel e entrara´s com despejo, como por exemplo, depois de 15 dias de atraso.

abraços

Anônimo disse...

Boa noite,
meu vencimento é dia 08, não tive como pagar, o juros e multa a ser cobrado, conta a partir dos dias úteis ou não? tipo, o vencimento foi sexta feira e até hoje passaram-se 5 dias não úteis... e a cobrança se dá a partir do dia 08 ou 08?

Maria disse...

Olá. O aluguel é devido desde a data do vencimento não itneressando se caiu no feriado ou não, se não foi pago vale todos os dias de atraso.
Se o vencimento é dia 08 os juros e multa recaem desde o dia 8 mesmo havendo feriadão. Se tivesse caido no dia 9 ou 10(sábado e domingo) você pagaria na segunda-feria(não era feriado) sem multa e juros. como caiu no dia 8 e não foi pago conta todos os dias incluindo sábado e domingo até a data que você pagar. Se a lei autorizasse diferente seria prejuízo ao locador porque o locatário usaria isso em seu beneficio.

abraços

Anônimo disse...

Olá boa tarde.
Tenho um contrato de locação com uma empresa por período de 03 anos(sem imobiliária), ela já está a 12 dias em atraso com aluguel.
Qual é a data limite para que a empresa faça o pagamento de acordo com a lei do Inquilinato ?
JABS.

Maria disse...

Oi Jabs. Se no contrato não foi determinado prazo de tolerância em relação a inadimplência então o locatário esta em mora desde o primeiro dia de atraso. O locador pode entrar com despejo judicial por falta de pagamento desde o primeiro dia de atraso.

abraços

Anônimo disse...

Bom dia.
Fiz um contrato de aluguel de 03 anos com uma empresa, sem a participação de uma imobiliária. Faltam mais um ano e meio de contrato, posso no andamento do contrato contratar uma imobiliária para a intermediação do aluguel e demais problemas.

Maria disse...

Olá. Não há problema algum em durante a locação você entregar a administração para uma imobiliária pois esta relação não atinge o locatário. A única diferença é que a imobiliária passará a agir em teu nome diretamente com o locatário, apenas isso.
abraços

roberto BENTO disse...

Meu aluguel vence dia dez de cada mes, mas a locadora está me exigindo que eu o faça durante o horário bancário e me liga as DEZ da manha da data prevista para que eu o faça ...no contrato na rege que tenho até tres dias ùteis para o pgto. mas isso está implicito ?
É Prática?
O que eu posso fazer para ela me deixar em paz ?? é constrangedor...

Maria disse...

Oi Roberto Bento.
O aluguel tem que ser pago durante o horário bancário na data prevista pois após este horário ele não entra na conta do locador no dia seguinte. Esta é a regra mas se o contrato tem cláusula de prazo de tolerância que determina que você pode pagar até 3 dias uteis após o dia 10 sem multa e juros ela não pode te ligar exigindo que pagues no dia 10 se ela mesmo te concedeu a tolerância.Se o contrato não diz claramente que podes pagar até 3 dias uteis depois do dia 10 então tens que pagar no dia 10 dentro do horário bancário.


A tolerância no pagamento após a data prevista é cláusula de acordo onde o locador concede este direito a você, não é uma determinação legal. Portanto se nada diz no contrato pague no horario bancário no dia 10.

Quanto a ela ficar te ligando tens que conversar com ela e solicitar que qualquer comunicação seja feita por escrito e não via telefone, que você se sente incomodado com as ligações e que gostaria que ela não telefonasse todo o mês. Se não resolver terás que consultar um advogado em relação a abuso mas acho dificil resultar em alguma ação judicial.

abraços

Anônimo disse...

oi,pago aluguel por uma casa e a dona da casou falou q tenho q pintar toda a casa para ela,no contrato diz q tenho q entregar o imovel nas mesmas condiçoes q peguei,e ela não pintou a casa quando entrei,o q eu faço?????ASS:Marcos paulo

Maria disse...

Oi Marcos Paulo. Se você recebeu o imóvel com pintura antiga não tem obrigação de devolve-lo com pintura nova. Deve constar no contrato que a pintura é antiga ou nada falar sobre a pintura e na vistoria também. Sendo assim você não tem obrigação de pintar. Não pinte e ela que conteste se achar que tem razão e para isso deve constar no contrato ou termo de vistoria que o imóvel foi entregue com pintura nova dentro e fora da casa, incluindo muros e portões de acesso.

abraços

Anônimo disse...

Olá boa noite
Há 15 anos atras Meus pais moravam de aluguel, para a gente sair do aluguel meu pai recorreu a documentos de uma casa de um irmão do meu avo (falecido) para que esta casa fosse do seu pai , ou seja, todos os irmãos tiveram que assinar um documento comprovando isto,Depois que foi passada para ele, meu pai fez uma casa em cima da do meu avo e moramos aqui a 15 anos.
Queremos saber que procedimentos temos que tomar para desmembrar esta casa? Esta casa e usos e frutos? Me dar uma orientação por favor!
Desde já obrigada!

Maria disse...

Olá. A casa é de teu avô oficialmente. Se teu pai é filho unico ele é herdeiro do terreno e todas as construções que tem sobre este terreno e assim se teu avô não sacou novamente deixe tudo como esta porque teu pai sendo unico herdeiro não tem com o que se preocupar pois falecendo teu avô, teu pai herda tudo.

Se teu pai quer colocar a casa que construiu em nome dele então teu avô tem que providenciar uma doação ao teu pai. Ele doa a casa de cima para teu pai em vida. Se tem mais filhos eles assinam concordando com a doação desta casa quem nem os irmãos dele fizeram. Tudo isso deve ser feito via Cartório de Registro de Imóveis por escritura publica de doação.

Não ha como desmembrar a casa porque ela esta em cima da outra e assim o terreno não pode sofrer desdobro em dois lotes. O que pode fazer é a doação desta casa dentro deste terreno.

abraços

Anônimo disse...

Boa noite, meu nome é Thiago e tenho uma dúvida importante sobre aluguel...
O vencimento do meu aluguel é todo dia 1 de cada mês, e tenho como tolerância 5 dias corridos para pagar após o vencimento. Mas eu recebo meu pagamento todo 5º dia útil do mês, ou seja, tem mês que recebo meu pagamento no dia 7, quando acontece isso passa do dia da tolerância para pagar o aluguel, no caso eu teria que pagar juros. O detalhe é que a imobiliária não abre aos sábados, domingos e feriados, com isso tem mês que acabo sendo prejudicado e tendo que pagar juros, minha pergunta é a seguinte, a imobiliária pode cobrar desta forma, 5 dias corridos, não deveria ser 5 dias úteis?

Por favor me ajude a tirar esta dúvida... Desde já fico grato.

Maria Angela disse...

Oi Thiago. Vale lembrar que a imobiliária trabalha para o locador e portanto as decisões tem o aval deste, não é a imobiliária que decide. Ela apenas cumpre o contrato que tem como o locador do imóvel e o representa perante a locação que administra.

Um esclarecimento. O mês de uso vence sempre no último dia do mês e assim sendo o teu aluguel vai do dia primeiro do mês até o ultimo dia do mês e a data do pagamento é todo o dia 5.
Os locadores trabalham com dois prazos de pagamento, 1º e 5º dia do mês seguinte ao de uso. não se utiliza mais o pagamento no dia 10 como antigamente.
Se você assinou um contrato em que aceitou o pagamento no dia 5 não há o que reclamar porque esta é a data em que o locador acertou com a imobiliária pois esta recebe o teu aluguel e repassa ao locador na data acordada entre eles.

se pagas com atraso os juros incidem inclusive no sábado, domingo e feriados, não há o que fazer. Somente se você pagasse em dia é que não haveria este problema.

Por exemplo: se teu aluguel vence no dia 5 e este dia cai no sábado e segunda for feriado, você poderá pagar na terça-feira sem juros e multa porque os bancos não abrem nestes dias. Porém se o teu aluguel vencido dia 5 caiu numa quinta-feira e você pagará somente na terça-feria porque recebe neste dia e segunda será feriado, aí sim terá multa e juros sobre todos estes dias porque o vencimento caiu em dia útil que foi quinta-feria e você não pagou e assim ficou em "mora"(atraso) no pagamento.
A imobiliária esta correta e desta forma são pagos todo e qualquer DOC de pagamento.
O problema maior é você estar pagando a multa que é bem alta. o ideal seria você apertar as contas de um mês para conseguir colocar o aluguel em dia e no mês seguinte ter o valor inteiro antes do dia 5 e assim poder com o salário do mês guardar para pagamento do aluguel do mês seguinte ou tentar conversar com a imobiliária para saber se o locador aceita mudar a data o que acho difícil.
Tenho imóvel locado e o pagamento é no dia 10 e a imobiliária me repassa o aluguel no dia 11, quando o vencimento cai em final de semana acabo tendo o valor liberado bem depois pois determinados valores o banco só libera depois de 48 horas do depósito. Como a maioria precisa do valor acaba querendo o vencimento em menos tempo.

abraços


Anônimo disse...

Oi meu contrato acobo arrumei outra casa mas vou muda 5 dias apos o vencimento do contrato e o dono ae imobiliaria quer que eu page o mes imteiro mesmo ficando 5 dias a mais isso ta certo

Maria Angela disse...

Olá. Não esta correto. O locador somente pode cobrar os dias a mais e neste caso pega-se o valor do aluguel divide por 30 dias e multiplica o valor encontrado pelos 5 dias a mais. Faz o mesmo com IPTU se houver. Se luz e água estão em teu nome mande desligar e solicite a conta final que deves pagar e entregar ao locador a copia como prova da quitação.

A legislação permite que o locador cobre um aluguel a mais somente se você não o tiver notificado por escrito de que iria desocupar. Você deve notifica-lo 30 dias antes. Se ele sabia da desocupação não pode cobrar o mês todo é abusivo e neste caso se ele não quiser aceitar terá que procurar um advogado e depositar em juizo os valores que acha correto para não ficar inadimplente.

abraços

Marly disse...

Boa noite,

Tenho um imóvel alugado que vez ou outra o inquilino paga atrasado. Acontece que a administradora não repassa o valor da multa. Pode isso?

Obrigada

Marly

Maria Angela disse...

Oi Marly.
A multa e juros remunera o pagamento em atraso e assim se você recebe o aluguel em atraso a imobiliária também recebe a comissão paga por você que sai do valor do aluguel , em atraso. Nesta situação acorda-se que a multa e juros incida sobre ambos.
Assim você recebe a multa e a imobiliária também.

A multa e juros somente fica com a imobiliária se ela repassar o valor do aluguel em dia para você. digamos que o inquilino paga no dia 5 e a imobiliária te repassa o aluguel no dia 10. digamos que o inquilino não pagou o aluguel no dia 5 e mesmo assim no dia 10 a imobiliária depositou teu valor. Nesse caso quando o inquilino for pagar a multa e juros pertence a imobiliária pois ela repassou em dia teus valores assumindo o risco do pagamento em atraso.
Esse assunto sempre deve constar em contrato para não deixar dúvidas.
abraços

Anônimo disse...

Olá,
Sou locatária de um imóvel residencial. No contrato dele, está escrito:
"01.O aluguel mensal será pago ao locador até o quinto dia seguinte ao mês vincendo..."
Pouco após, encontra-se escrito:
"03.O pagamento do aluguel e acessórios, após expirado o prazo de tolerância de 05 dias, ensejará a cobrança de multa contratual de 10% sobre o débito..."

O que entendo disso é que o aluguel vence dia 05, mas posso pagar até o dia 10. Eu já havia pago após o dia 05 e nunca paguei juros. Porém da última vez, alegaram que tenho que pagar os juros. Eles estão correto?

Maria Angela disse...

Olá. Contrato de locação mal feito. A data de pagamento do aluguel deve ser informada sem deixar dúvidas. Por isso teu contrato tinha que ser claro e determinar que o pagamento do aluguel é todo o dia 5 de cada mês(vencimento) e na clausula seguinte informar que o locatário somente será considerado em mora(inadimplente) após o dia 10. Desta forma estaria claro a data do vencimento e o prazo de tolerância para te considerar devedora.

Da forma que esta o vencimento o locador quer dizer que o aluguel do mês anterior pode ser pago até o dia 5 isto é entre o dia 1º e 5 e após esta data ocorre multa e juros. Vão ter que entrar em uma cordo porque não pode em um mês te cobrar multa e no outro não. è preciso alterar esta cláusula e deia-la mais clara.
abraços

Anônimo disse...

Ola o meu aluguel vence sempre dia 17 e tenho mais 5 dias para pagar e dentro desses dias tem feriado ,eu conto junto com o feriado ou nao .

Maria Angela disse...

Olá, o feriado e final de semana conta sim como prazo de mais 5 dias para pagamento. Só não contaria se no contrato dissesse mais 05 dias "uteis".

abraços

Anônimo disse...

Olá Maria Angela !Parabéns pelas orientações que ajudam bastante todos nós ...A Minha dúvida é a seguinte: Meu aluguel vence todo dia 5 com prazo de pagamento sem multa e sem juros até o dia 10, só que o dia 10 caiu no sábado, aí paguei o aluguel dia 13 terça feira, eu pago multa de 1 dia porque teria que ter pago na segunda-feira dia 12, ou pago multa de 3 dias( domingo, segunda e terça ) ? Obrigado pela ajuda e pela atenção.. Um Abraço e Muito Obrigado.

Maria Angela disse...

Olá. A concessão do locador em conceder a você 5 dias após o vencimento para que sejas considerado em mora é mera liberalidade deste locador visto que não é previsto em lei. Assim, você pe considerado em mora( em atraso) do dia 10 em diante e portanto pagará multa integral e mais juros pelos dias em atraso visto que pagou no dia 13. Paga os 3 dias. Lembrando que a multa é integral ou seja se teu contrato determina 10% de multa é sobre o total do Doc e não por dia de atraso como ocorre com os juros.

abraços

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta, eles podem cobrar 20% conforme o contrato determina ou é uma multa abusiva ? Obrigado.

Maria Angela disse...

A multa acima de 10% é considerada abusiva mas não ilegal e é usual a cobrança de 10%. alguns cobram 20% e se o inquilino quiser pode consultar o Procon sobre o assunto.
abraços

Anônimo disse...

Olá. Meu aluguel venceu no dia 07/06 que era um sabado. Paguei no dia 08/06, q era um domingo! O dono do imóvel pode cobrar multa por esse 1 dia de atraso, visto que o vencimento caiu no sabado? Um detalhe, ele não cobra em boleto. Cobra em espécie. Obrigado.

Unknown disse...

Olá. Como o aluguel é pago direto ao locador ele pode te cobrar multa e juros por 1 dia de atraso, é legal. somente se o aluguel fosse pago no banco com doc é que você poderia pagar na segunda feira sem multa e juros. Como no teu contrato ficou determinado que o aluguel deve ser pago direto ao locador que irá cobra-lo de você mensalmente não ha como alegar impossibilidade de efetuar o pagamento. abraços

Lucas Pedrosa disse...

Bom dia Maria!

Veja só, o vencimento da minha loja venceu dia 20/06 hoje são 03/07
no meu contrato não fala de cobrança de juros por dia de atraso.
eu posso cobrar juros a este inquilino?
quais tipos de juros posso cobrar?
Att,
Lucas Pedrosa

Vera disse...

Olá, eu tenho uma casa que alugo com contrato, firmado em cartório, mas o contrato esta vencendo e preciso renovar com os inquilinos que querem ficar na casa, mas preciso alterar a data de vencimento. sempre vencia dia 22, mas agora vou alterar para dia 07. Como faço para cobrar esses 15dias de diferença?

Maria Angela disse...

Oi Vera. O ideal é que o contrato fique com inicio no dia 1º do mês e término no dia 30 do mês com o pagamento deste mês no dia 7 do mês seguinte.

Assim podes cobrar os dias de diferença de 22 até 31 se for agora em agosto) o mês tem um dia a mais)e fazer um recibo em separado referente a estes dias.

abraços

Maria Angela disse...

Oi Vera. O ideal é que o contrato fique com inicio no dia 1º do mês e término no dia 30 do mês com o pagamento deste mês no dia 7 do mês seguinte.

Assim podes cobrar os dias de diferença de 22 até 31 se for agora em agosto) o mês tem um dia a mais)e fazer um recibo em separado referente a estes dias.

abraços

Anônimo disse...

Boa noite Maria Angela,

Primeiro parabéns pelo Blog, tem informações muito esclarecedoras e úteis pro público em geral.

Alugo um imóvel e recebo os pagamentos de aluguel via depósito bancário. O aluguel vence no dia 05, alguns dias depois o inquilino efetuou o pagamento do aluguel, porém sem a multa e juros previstas no contrato, pois o mesmo não concordou a cobrança, embora tenha argumentado que é devida.

Nesse caso, o que eu poderia fazer para cobrar essa diferença? Poderia notificá-lo?

OBrigado e abs.



Unknown disse...

Olá. Se o contrato consta claramente multa e juros legais a cobrança é devida e você pode sim notifica-lo.
Quando falo em multa e juros legais são os de praxe no mercado de locação que é 10% de multa sobre o valor do aluguel independente dos dias em atraso e 1% de juros ao mês pro-rata isto é por dia de atraso (1%/30 dias = juro diário).

Sendo assim, podes notifica-lo por escrito informando que o mesmo encontra-se com débito em aberto, discriminar exatamente os valores que foram pagos no mês em questão e os que não foram pagos informando que deve ser depositado imediatamente sob pena de cobrança judicial de multa por infração contratual.

Na minha opinião você deveria colocar a cobrança em doc bancário, não custa caro, procure seu banco e peça informações. Aceitar deposito em conta é a pior coisa que um locador pode aceitar em um contrato deste tipo. O péssimo inquilino se aproveita disso.

abraços

Anônimo disse...

Meu aluguel vence dia 8 mas é sábado e a imobiliária não funciona. No contrato ficou convencionado que o pagamento deveria ser feito direto à imobiliária. Tenho de pagar multa se pagar na segunda?

Maria Angela disse...

Olá. Aluguel que vence no sábado, domingo ou feriado e o pagamento é via imobiliária e esta não funciona no dia do vencimento, pode ser pago no primeiro dia util sem multa e juros. Se o contrato diz que deve ser pago um dia antes do vencimento nestes casos, é ilegal e esta clausula é abusiva.
Pague na segunda feira sem problema.
abraços

Minha foto

Técnica Imobiliária formada pela UFRGS e uma eterna estudiosa. 

Sempre buscando novos assuntos para disponibiliza-los no BLOG a todos os interessados. 
Compartilhando conhecimento e ajudando quando possível.
A disposição de quem na área imobiliária precisar de orientação.

Não temos o poder de saber tudo mas temos a opção de aprender quase tudo