TODAS AS POSTAGENS DO BLOG - LINK DIRETO

Recomendar

15 de out de 2008

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO -MODELO

á pedido
COMUNICADO DE DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL


cidade, 1º de Abril de 200---.



Imobiliária(ou locador) ..........

Responsável pelo setor de locações


Prezado Sr.(a).

Pela presente, estou dando ciência de não haver interesse em prorrogar a locação vigente sobre o imóvel que ocupo, sito a rua Dr. Sobe e desce. n° ........, apto. ........, na cidade de -------------, estado, razão pela qual comunico que ao final do prazo de 30 dias a contar desta data (dia ... de ...... de 200.) será o mesmo desocupado de pessoas e coisas e suas chaves devidamente entregues no escritório do(a) administrador(a), sito a rua ................................... n° ........., na cidade de Papaléguas , para fins de vistoria e posterior encerramento da locação e quitação de débitos pendentes. Declaro que até a presente data não possuo débitos referentes à locação.
Atenciosamente


......................................................
(assinatura do(a) locatário(a))
obs: em duas vias e a imobiliária assina e carimba o recebimento na segunda via que fica com o locatário. O carimbo é necessário pq geralmente são funcionários que recebem a comunicação. Locador proprietário assina e coloca o CPF.

13 comentários:

nilton silva disse...

Oi Maria, dá para colocar um modelo para o locador, estou querendo desocupar o meu imóvel que está locado a 5 anos, já cumpri os prazos e gostaría do modelo, ou posso adapatar este?

Bia disse...

Tambem preciso de um modelo para proprietários, podes colocar para a gente? Te enviei email. -

Lucien disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

af, isto deveria ser melhor.

Maria disse...

Arf... você poderia ter se identificado.
Se tiver um modelo que julgue mais adequado podes enviar por email será publicado com os devidos crédito, porém devo alertar que este modelo visa apenas cumprir a lei e não pode ser usado como noticia de jornal onde o locatario desfia seu rol de desculpas ao proprietário.

abraços

Anônimo disse...

Prezada,

Meu contrato de locação (sou locatária) irá fazer 01 ano dia 06/09/2014. Não tenho interesse em ficar no imóvel depois dessa data. Em qual data envio para a imobiliária a carta de desocupação de imóvel locado de modo a não pagar a multa? O imóvel encontra-se em perfeito estado de pintura e conservação, não necessitando de reparos. Mesmo assim preciso mandar pintar?
Grata!

Maria Angela disse...

Em 06 de agosto você por escrito em duas vias comunica a imobiliária de que vão desocupar o imóvel na data do término entregando as chaves para vistoria final.

Em relação a pintura é complicado. Judicialmente os juízes tem aceito que o locatário não precisa pintar o imóvel se a pintura esta em perfeito estado. Ocorre em geral tem que entrar na justiça porque as imobiliárias exigem pintura nova sendo que após 12 meses a pintura já é considerada usada. Portanto vai depender da vistoria.
abraços

Anônimo disse...

Prezada,

Moro em um imóvel locado. O imóvel foi colocado à venda, foi me dada a preferência de compra, mas não quis. O novo proprietário quer continuar com a locação, porém mudou a imobiliária. Recebi uma carta da nova imobiliária pedindo os 03 últimos recibos de aluguel e nada consta do IPTU e condomínio. E em relação ao contrato com a antiga imobiliária, como fica o contrato? Os prazos do contrato anterior devem ser respeitados?

Maria Angela disse...

Olá. O contrato não era com a antiga imobiliária e sim com o antigo proprietário. A imobiliária apenas administrava o contrato entre vocês ou atuava como procuradora do locador antigo.

A imobiliária atual faz este tipo de verificação então solicite para a imobiliária anterior e pode ser via email uma declaração de quitação de condominio e IPTU e informe que a nova imobiliária esta solicitando. não sei porque a atual não entrou em contato coma anterior mas tudo bem.

Temos duas situações, ou o locador mantém este contrato como esta até o final ou ele te chama e te põe contra a parede. Como novo proprietário ele tem 90 dias para decidir se aceita continuar o contrato ou te despeja. Assim ele pode te chamar e propor continuar o contrato desde que você aceite aumentar o aluguel pelo preço d mercado ou então propõe novo contrato com novas cláusulas e preços e prazos. Ou você aceita ou ele pede o imóvel e ele pode legalmente fazer isso.

como a imobiliária te pediu os documentos citados é um indicio de que ele deseja manter o imóvel locado então aguarde o que lhe será proposto, se não falarem nada ele assume o contrato como esta. Investidores tem toda a vantagem em manter bons locatários mesmo que por aluguel um pouco menor.

abraços

Anônimo disse...

E dando continuidade à dúvida anterior, caso eu não concorde com os termos do novo contrato e não chegarmos a um acordo, posso desocupar o imóvel sem pagar a multa? (faz 6 meses que estou no imóvel)

Maria Angela disse...

Olá. Se você não concordar com os termos do contrato o comprador é que tem que te pedir o imóvel. Você vai dizer que não concorda com e não assina novo prazo e espera que ele te notifique para desocupar porque se você informar que vai sair ele vai te cobrar a multa.
Se ele te pedir o imóvel o prazo de desocupação é 90 dias e o aluguel não pode sofrer aumento durante o prazo de desocupação.
abraços

Anônimo disse...

e durante esses 90 dias que é o prazo para desocupação eu pago o aluguel diretamente para ele, visto que nesse meio tempo ambas as partes estarão sem contrato?

Maria Angela disse...

Sim. quando as partes não chegam a uma cordo e o comprador pede o imóvel o aluguel no mesmo valor segue sendo pago bem como as taxas até a entrega das chaves a titulo de indenização pelo uso do imóvel. abr

Minha foto

Técnica Imobiliária formada pela UFRGS e uma eterna estudiosa. 

Sempre buscando novos assuntos para disponibiliza-los no BLOG a todos os interessados. 
Compartilhando conhecimento e ajudando quando possível.
A disposição de quem na área imobiliária precisar de orientação.

Não temos o poder de saber tudo mas temos a opção de aprender quase tudo