ACESSO DIRETO ÁS POSTAGENS DO BLOG

19/02/15

ITBI SÃO PAULO 2015 CALCULO




ATENÇÃO:
  • Valor Venal de 73.256,87 passou a valer para transações a partir de 03/01/2015
  • Alíquota de 3% passa a valer para transações a partir de 30/03/2015 (Lei 16.098/014 quando da promulgação desta lei).
  • Alíquota a ser utilizada até 29/03/15 : 2%


Abaixo como se calcula o ITBI - imposto de transmissão de bens imóveis -em São Paulo.
A alíquota estabelecida é de 3% sobre o valor venal do imóvel estabelecido pela Secretaria da Fazenda Municipal, muitas vezes bem maior que o real valor pelo qual o imóvel foi vendido.
Se for utilizado financiamento pelo Sistema Financeiro Habitacional(SFH) haverá incidência a menor sobre o valor financiado de 0,5%.


Calculo na compra e venda direta entre proprietários:

valor venal do imóvel x 3% = ITBI
Na situação acima um imóvel de valor 100 mil reais teria incidência direta de 3% de imposto resultando no pagamento de 3 mil reais de ITBI

Calculo na compra e venda com utilização do SFH

Até o valor venal de R$ 73.256,87, alíquota de 0,5%
Na parte acima de R$ 73.256,87 , alíquota de 3% independente ser parte financiada ou não
O valor do ITBI será o somatório das duas alíquotas calculadas

Exemplo:

Um imóvel de valor R$ 70.000,00
R$ 40.000,00 financiado
R$30.00,00 pago com recursos do comprador

incidirá alíquota de 0,5% sobre R$40.000,00 financiados totalizando = R$ 200,00
incidirá alíquota de 3% sobre R$ 30.000,00 c/recursos próprios totalizando = R$ 900,00
Total a pagar de ITBI: 200 + 600 = R$1.100,00

Fórmula de cálculo:
Insira o valor pago com recursos próprios no lugar do X

ITBI = (40.000 x 0,005) + [(X - 40.000) x 0,03]


Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/itbi/index.php?p=2513

76 comentários:

  1. Boa Tarde!Estou negociando um imovel usado aqui em Sao Pulo,no valor de $280.000,00,sendo que estou pedindo um financiamento p CEF de $175.000,00 e o restante $105.000,00 vou dar a vista.A Advogada q está cuidando da papelada veio c o valor de $11.000,00 dizendo q é taxas e ITBI,estou na duvida se é tudo isso msm.Grata Kaka

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia, boa noite. Os gastos a vista com a compra do imóvel financiado fica em torno de 5% do valor do imóvel e portanto esta dentro do preço porém o profissional não pdoe te dar um valor e não discriminar o que esta cobrando. solicite o custo de cada itém cobrado mesmo que aproximado e também o quanto a advogada esta cobrando para fazer o serviço todo que é bem burocratico.

    no financiamento temos dois valores de ITBI em SP. A parte financiada tem 0,5% até um determinado valor financiado e a parte de seus recursos paga outro eprcentual. Tem as taxas do banco financiador que inclui 1 ou 2% de avaliação do imóvel pago ao avaliador do banco. Também tens que saber se estes custos incluem o registro imobiliário em teu nome. Como não sou de SP não tenho como te dar em detalhes cada custo mas podes exigir antes de pagar que te mostrem cada valor cobrados ou que o pagamento seja vinculado a apresentação de todos os recibos de pagamento sob pena de devolução dos valores não confirmados.

    A principio deves confiar na advogada que vc contratou

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou quitando o financiamento do meu apartamento. Quando o comprei na planta, valia 246 mil, ao entregarem valia 330 mil, financiei 240 mil reais. Hoje, está avaliado em 850 mil reais. Quanto pagarei de ITBI para transferi-lo para meu nome ao quitar o financiamento?
    att
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana Mara F.M. Yonezawa.
    Se você comprou na planta e fez financiamento do saldo devedor com o banco quando fez o financiamento bancário já pagou o ITBI e o contrato de financiamento com o banco é a escritura do imóvel que já esta registrada na matricula imobiliária e o imóvel já esta em teu nome. não tens que fazer nova escritura e novo ITBI. O valor de aquisição é o que consta no contrato de comrpa e venda do imóvel na planta e este é o valor que deve ser declarado no IR bem como a data de aquisição é a do contrato também.

    Se comprou e financiou direto com o construtor a data da compra é a data da promessa de compra e venda e o valor de aquisição também. Não podes atualizar o valor pelo preço de mercado, a legislação não permite.
    qualquer duvida utilize o endereço de email que esta no topo da página a direita para contato se desejar.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Otimo seu site. Tirei varias duvidas. Pode me ajudar no calculo de ITBI?
    Estou comprando um imóvel usado na cidade de Indaiatuba no valor de 390.000,00. O pagamento será feito assim: 260000 recursos próprios, 68000 pelo Fgts e 62000 financiados pela caixa. Qto pagarei de ITBI?

    ResponderExcluir
  6. Oi Douglas Parisoto. Não consegui acesso ao site da prefeitura para verificar se existe legislação de redução do imposto na parte do valor que foi financiado.
    A prefeitura pode não ter este benenficio e enste caso pagaria 2% sobre todo o valor financiado mas tens que pedir o calculo na prefeitura pois a fazenda municipal tem cadastrado o valor venal do imóvel e o imposto incide sobre o valor que for maior, o do cadastro ou o que informas.
    Desculpe não poder ajudar mas aproveito para atualizar a postagem pois mudou os valores para a capital.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite!
    Gostaria que tirasse minha dúvida,estou comprando uma sobrado novo no valor de RS$360 mil,dei o meu apartamento no valor de RS$167 mil e estou financiando RS$200 mil,gostaria de saber qto devo pagar de IBTI,e se é verdade que depois de 14 dias esse dinheiro pago(IBTI)voltas de novo para as minhas mãos,isso foi o corretor que me explicou,acho isso estranho,se realmente volta,porque então tenho que pagar???

    ResponderExcluir
  8. Oi Braz. Essa informação não procede. Peça ao corretor a legislação pertinente pois estamos falando de SP e nada na legislação paulista define que uma vez recolhido o imposto parte retorne para você.

    Você esta comprando um imóvel onde vai dar um apartamento como parte de pagamento e o restante financiar.
    Você vai pagar ITBI sobre o valor total da compra. 0,5% sobre os 200 mil financiados e 3% sobre o valor dado no imóvel e qualquer outro recurso privado.

    Não existe na legislação paulista o que o corretor te informou, se vai retornar para você então não estão te cobrando o imposto e sim um sinal que inclui o pagamento do imposto e uma parte para o vendedor.
    qualquer outra dúvida use meu email mcamini150@gamil.com

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde Maria Angela, gostaria que você me ajudasse com esta conta de ITBI por que acho que ficou muito abaixo do que você está falando no site. Comprei um apto de R$ 402.000 e paguei na entrada R$ 69.000 financiando os R$ 333.000. Este é o meu primeiro imóvel, então vou algum desconto?
    Quanto tenho que guardar?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamara Moura. desculpe mas não tenho como calcular coma exatidão pois depende do confronto entre os valores efetivos que você pagou e o valor que consta na fazenda municipal. Por conta disso pode dar diferença. O exemplo da postagem é só um exemplo para entender como funciona o calculo.

    Se na prefeitura o preço do imóvel para fins fiscais for maior que 402 mil pode haver diferença e se for menor usa-=se os valores declarados.

    Desconto para primeira aquisição somente nas taxas de cartório, no imposto é conforme acima.

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite, se puder me ajudar, gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre um apartamento que comprei em outubro 2011, quando assinei o contrato o imóvel estava na planta e o valor era de 215.949,44 efetuei o pagamento de 48.083,24 eles dizem que tenho um saldo devedor para financiar de 209.500,00.
    Valor de compra e venda que está no contrato é 257.583,24 pode isso ou teria que ser o valor de 215.949,44
    Isso é possível, como quase todo o dinheiro que dei no imóvel sumiu em taxa incc-di, e igpm sendo que as parcelas foram decrescentes por conta destas taxas.
    Quanto tenho que pagar de Registro
    Quanto tenho que pagar de ITBI
    O imóvel é em são paulo sp. Amanhã tenho que ir assinar o contrato com essas dúvidas. Agradeceria muito sua ajuda! Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Imóvel na plana tem reajuste mensal das parcelas e do saldo devedor pelo INCC e isso acaba onerando o contrato quando a economia não vai bem e a inflação esta em alta.
    Quando o imóvel fica pronto a construtora passa a cobrar IGPM + 1% ao mês até a assinatura do financiamento com o banco pois o INCC não pode mais ser cobrado por ser índice que mede custos de material de construção e mão de obra. Isso também onera o contrato por ser um índice que mede a inflação e nos últimos 12 meses ficou por volta de 7&. Você pode chegar na hora de assinar o financiamento e ter um saldo residual do INCC que ou o banco incorpora ao financiamento ou você tem que pagar direto ao construtor. Todo o contrato de longo prazo tem estes reajuste por isso se recomenda que ao ficar pronto o imóvel faça financiamento imobiliária com taxas mais baixas.

    Quanto a imposto, escritura e registros vai pagar em torno de 5% do valor do imóvel.

    Qualquer duvida leve teu contrato ao Procon, abraços

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Maria, estou comprando um imóvel em São Paulo onde pra o próximo ano o ITBI irá subir para 3%.
    O valor do imóvel é de 400 mil, sendo que 100 mil eu dei de entrada e financiarei 300 mil...qual seria o ITBI a ser pago?

    ResponderExcluir
  14. Oi Renato Coelho

    3% sobre o valor pago com recursos próprios de 100 mil;

    0,5% pago com recursos do financiamento até o limite de R$ 68.843,97;

    3% sobre o valor restante do financiamento que é de R$ 231.156,03

    Calculo do Imposto
    (F) * 0,005 + (BC - F) * 0,03
    onde F é financiamento e BC base de calculo.

    Base de calculo
    R$ 100 mil + 231.156,03= 331.156,03

    Financiamento
    R$ 68.843,97;


    abraços

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Maria, poderia me ajudar em um caso específico?

    Tenho um imovel em SP comprado em conjunto com outra pessoa, ou seja, possuo 50% do imovel e estou transferindo ele integralmente para meu nome, comprando os 50% restantes.

    O preenchimento do formulário é de minha responsabilidade, conforme me informaram na prefeitura, eles apenas orientam como fazer pela internet.

    Acontece que não souberam me explicar qual o valor que devo preencher no campo VALOR DA TRANSAÇÃO, existente nesse formulário, uma vez que também devo informar o sistema de financiamento e o VALOR FINANCIADO, não podendo ser o valor financiado maior do que o da transação.

    Como trata-se apenas de uma transferencia do financiamento atual integralmente para meu nome (no inicio desse contrato tinha mais uma pessoa e estou comprando a parte dela), no contrato tenho o valor total da garantia do imovel, tenho o valor do financiamento original (quando com os 2 proprietarios), tenho o valor do financiamento atual (firmado nesse contrato agora), e tem a questão de estar transacionando apenas os 50% do valor, ou seja, o valor de cessão seria 50% de qual variavel dessas?

    O esclarecimento seria de grande ajuda, tenho receio de recolher mais do que deveria ou mesmo menos e ser multado.

    Abcs,
    Rafael

    ResponderExcluir
  16. Olá Rafael. Valor da transação é o valor total que o vendedor dos 50% esta pedindo para você como pagamento pela venda dos 50%. A prefeitura solicita esta informação porque se o valor negociado entre vocês for maior que o valor fiscal que consta na fazenda municipal a prefeitura irá usar este valor mas se o valor fiscal for maior que o valor negociado então a prefeitura irá usar o valor fiscal como base do imposto de transmissão.. Preencha então o valor da negociação informando que se trata de 50% do imóvel.
    abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá Rafael. Valor da transação é o valor total que o vendedor dos 50% esta pedindo para você como pagamento pela venda dos 50%. A prefeitura solicita esta informação porque se o valor negociado entre vocês for maior que o valor fiscal que consta na fazenda municipal a prefeitura irá usar este valor mas se o valor fiscal for maior que o valor negociado então a prefeitura irá usar o valor fiscal como base do imposto de transmissão.. Preencha então o valor da negociação informando que se trata de 50% do imóvel.
    abraços

    ResponderExcluir
  18. ola,estou vendendo meu apto por 410.000, entao,gostaria de saber quem tem que pagar o itbi, o comprador ou o vendedor, pois a pessoa que esta comprando me disse que sou eu que tem que pagar. E qual o valor do itbi? ele é calculado em cima do valor venal ou sobre o valor de venda ( no caso 410.000). E quanto seria o valor a ser pago do itbi.
    agradeço desde já,
    abraços
    tatiana

    ResponderExcluir
  19. O Tatiana76, o comprador paga ITBI, escritura pública e registro desta na matricula e você paga suas certidões negativas e de seu cônjuge. Não tem nem cabimento você pagar o imposto que permite a transmissão da propriedade para o nome do comrpador. Se ele não quer pagar não feche negocio.
    O calculo o comprador tem que solicitar via intert para a prefeitura.
    abraços

    ResponderExcluir
  20. Boa noite !
    Poderia me ajudar ... estou comprando um imovel de 400.000, onde irei utilizar meu fundo 40.000 de entrada e o restante financiarei pela caixa economica 360.000 , como faço o calculo do ITBI e fora ele o que mais tenho que pagar ?

    Desde já agradeço muito,

    Anderson Araujo

    ResponderExcluir
  21. Oi Anderson. Cabe esclarecer que teu saldo de tua conta do FGTS não pode ser usado como entrada na compra de imóveis. Isso ocorre porque o FGTS é liberado diretamente na conta do vendedor junto com o valor financiado aprovado pelo banco, nenhum dos valores passa pela tua mãe. este valores são depositados na conta fornecida pelo vendedor na assinatura do contrato com o banco mas ficam bloqueados somente sendo liberado após você devolver ao banco o contrato registrado em teu nome.
    Sendo assim se o vendedor concordou em receber tudo de uma só vez o valor será a vista e não com pagamento de sinal. Se o vendedor pediu um sinal agora antes de fazer o financiamento terá que retirar dos teus recursos próprios.

    Quanto aos gastos ao todo vai dar em torno de 5% a 6% do valor negociado pelo imóvel com variação em relação ao iTBI que depende do valor venal cadastrado na prefeitura e é por este valor que é feito o calculo. Tens que pedir o calculo na prefeitura informando o uso de FGTS e Financiamento. Vai incidir alíquota de 0,5% até o limite de 73,256,87 e o restante 3% se o contrato for fechado depois de 30 de março e 2% se for antes.
    abraços

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Primeiramente parabéns pelo seu Blog!

    Estou fazendo um financiamento SFH com a Caixa e irei assinar o contrato em 23/02/2015, o Valor do imóvel é de R$145.000,00 e darei de entrada o valor de R$14.500,00. Para calcular o ITBI devo calcular R$73.256,87 x 0,5% e a diferença do valor do imóvel R$71.743,13 x 2%? Como é o meu primeiro imóvel tenho o direito de 50% de desconto no valor do registro do imóvel? O banco é obrigada a fornecer alguma declaração para que possar ter esse benefício?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tassiana Moraes. Primeiro tens que solicitar a guia de valor a ser pago pois em SP o valor venal que consta cadastrado na prefeitura costuma ser bem maior que o valor negociado entre vendedor e comprador. Tens casos em que se compra um imóvel por 400 mil e na prefeitura e ele esta avaliado por 600 mil pela valorização do mercado então o melhor é primeiro pedir o calculo do imposto.

      Quanto ao imposto teu calculo esta correto pois vais assinar antes de 30 de março e ainda na alíquota antiga, o calculo da parte financiada também esta correta então só falta saber qual o valor. Procure saber se o banco já providenciou tua guia de pagamento ou se é você que tem que providenciar.

      Quanto ao desconto o banco não te fornece nenhum documento. quando fores registrar o contrato que assinares no cartório de imóveis informe ser tua primeira aquisição e eles vão ter fornecer um modelo de declaração para a assinares.

      abraços

      Excluir
  23. Boa tarde Maria Angela,

    Seu site me ajudou muuuuuuito , varias duvidas esclarecidas ... gostaria de deixar meus sinceros parabéns e registro pelo ótimo serviço prestado.

    Muito bom ....

    Abs Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha sem pre que tiveres duvidas, o email também esta a disposição no topo e final da página para duvidas.

      abraços

      Excluir
  24. Olá, gostaria de obter alguns esclarecimentos: comprei um imóvel na planta e paguei as mensalidades, também, antecipei boa parte do meu saldo devedor final, deixando o restante para fazer uma quitação à vista com o saque do FGTS. Optei por não ter dividas com financiamento bancário.

    Pergunto: O saque do FGTS é considerado também recurso próprio no calculo do ITBI?

    Considerando os valores pagos:
    - Valor de quitação final do imóvel....: R$ 417.000,00
    - Recursos do saque do FGTS........: R$ 88.000,00

    Como faço o calculo o meu ITBI?

    Meu muito obrigado, caso possa me esclarecer essas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wender, respondi pelo Email que me enviaste. no caso em questão é considerado teus recursos proprios. O calculo tens que solicitar na prefeitura.
      abraços

      Excluir
  25. Gostaria de saber se posso antecipar o pgto do ITBI, pois a partir de abri/15 alíquota em SP vai para 3%, o problema é que ainda não saiu o financiamento.

    Atenciosamente Ronaldo

    ResponderExcluir
  26. Olá. Tens que aguardar sair o financiamento até porque pode não ser liberado nos valores que você solicitou então não ha o que fazer a nãos er pedir para agilizarem o que é difícil. Procure o banco na semana que vem para saber em que pé esta o financiamento e previsão de assinatura do contrato para poderes recolher o ITBI. Precisas dos dados do contrato para fazer a guia de pagamento. abraços

    ResponderExcluir
  27. Bom dia... caso eu não esteja de acordo com o valor do Itbi como devo proceder? e se eu atrasar a data do pagamento por motivo destas dúvidas? irei pagar multas? qual o prazo eu tenho para pagar o ITBI? posso pagar depois de pegar as chaves ou tem que ser antes como estamos senso cobrados?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi via email, ITBI não tem multa, o doc tem vencimento se não pagares no vencimento tem que pedir outro doc com novo prazo. Deve ser pago antes de assinar o contrato com o banco financiador. O restante te respondi via email.

      Excluir
  28. Bom dia
    Estamos com uma grande dúvida em relação ao ITBI... compramos um apartamento em Sorocaba- SP no valor de 205.000 porem apos a avaliação o valor é 234.000, usaremos o FGTS no valor de 51.410..o valor a ser financiado pela caixa é de 156.000.00. A correspondente da caixa nos passou a guia do ITBI a ser paga dia 16/03/2015 no valor de 5.850. Gostaria que fizesse a conta pois não estamos de acordo com o valor. Neste caso a base de calculo é o valor de compra e venda ou o valor avaliado? Qual o prazo para pagar o ITBI? Temos direito a 50% de desconto por ser o primeiro imóvel? Como devemos proceder quando não estamos de acordo com este valor e seremos multados ou correremos risco de comprometer o contrato da caixa por não pagar na data estipulada? Desde já agradecemos a atenção;

    lucianacarmo31@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, te respondi via email. Esta tudo correto e na tua cidade ão tem o desconto no imposto pois a legislação utiliza outro tipo de desconto progressivo. abraços

      Excluir
  29. Bom dia Maria Angela!
    Adquiri um imóvel na planta à vista em 2012 SP capital no valor de R$ 298.00,00 conforme promessa de compra e venda registrada em cartório. Agora que vou registrar a escritura, o cartório fez os cálculos de taxas e ITBI sobre o valor de R$ 508.000,00. O cartório informou que este valor foi calculado sobre o valor venal de todo o empreendimento dividido pela metragem de cada unidade (as matriculas individuais já foram liberadas, porém ainda não há número de contribuinte unitário). Isto está correto?
    Outra questão: A construtora ainda não deu baixa na hipoteca junto ao banco financiador e na minuta da escritura consta esta informação. Não há tempo hábil para a baixa ainda este mês. Posso registrar a escritura desta forma para pagar apenas 2% de ITBI? Qual impacto futuro eu terei referente a esta hipoteca? Haverão novas custas?
    Obrigada, Kelly
    kellyskielka@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, a principio esta correto mas não tenho como ter certeza pois trata-se de imóvel novo. O que posso te garantir é que o ITBI e as taxas de cartórios são cobradas pelo valor atual de avaliação do imóvel e se o valor atualizado é este que citaste esta correto.
      Quanto a baixa da hipoteca depende do que diz seu contrato, em geral é a construtora que faz a baixa e arca com os custos quando financiou a obra. Se a hipoteca é sua ou seja a garantia de pagamento do seu contrato quem dará a baixa e arcará com os custos é você.
      abraços

      Excluir
  30. Boa noite Maria Angela. Como vai, está tudo bem contigo? Tenho algumas dúvidas. Moro em São Paulo, capital. Recentemente eu quitei o saldo devedor do financiamento que tinha com o itau-crédito imobiliário e já estou fazendo a venda do mesmo, só estou aguardando o banco liberar a hipoteca. Gostaria de saber se só com essa hipoteca que o banco vai enviar-me, já posso transferir para o novo proprietário, ou se tenho que ir ao cartório e enfrentar toda aquela burocracia?! Desde já agradeço pela atenção e aguardo resposta! Abs
    Att:. Jasim
    jasimsousa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jasim Souza. Infelizmente terás que enfrentar toda a burocracia. Primeiro é preciso averbar na matricula do teu imóvel a quitação da hipoteca para depois no cartório de notas fazerem a escritura pública. O banco vai te fornecer o Termo de Quitação para averbares na matricula. No que deres entrada já podem ir providenciando a escritura pública em nome do comprador e todas as tuas certidões negativas.

      abraços

      Excluir
  31. boa tarde !!!
    primeiramente parabens pelo site...
    vamos ver se consegue me ajudar...

    comprei em agosto 14 um apartamento na planta no valor de 526.686,16 fora os recursos próprios vou financiar pelo banco itau 398.000,00 . o apartamento sera entregue agora em abril 15. cidade de sp.


    outro detalhe meu financiamento ja esta aprovado faz tempo, porem vou assinar o contrato somente essa semana q vai entrar.

    taxa de juros efetiva 8,80% am é bom?

    sou marinheiro de primeira viagem.. por isso tanta duvidas.

    obrigado
    abraços
    Joao

    ResponderExcluir
  32. Meu nome e Costa

    Comprei um apartamento em 1986, direto com a construtora, quitado a muito tempo, porem so agora resolvi tirar a escritura
    nao consegui tempo habil para os 2%, pois o cartorio me disse que a matricula nao esta individual por isso vai demorar
    , pois bem. fui verificar e no IPTU o imovel consta o valor de 150.000,00 mas para pagar as taxas la na prefeitura consta 325000,00.
    o que devo fazer, para contestar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Costa. O imposto de transmissão é o iTBI que tem por base de calculo o valor fiscal que constar na prefeitura ou o valor de aquisição, o que for maior. No teu caso não há o que contestar porque o imposto incide sobre o valor atual cadastrado na Fazenda municipal na data em que for providenciado a escritura pública e/ou registro desta na matricula. A partir do dia 2 de abril de 2015 o valor do imposto vai subir, te aconselho a quitar antes deste prazo até o ultimo dia util de março.
      abraços

      Excluir
  33. A partir de quando será o aumento em São Paulo, SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do dia 30 de março a alíquota aumenta para 3%. Portanto hoje é o último dia para solicitar a guia com imposto antigo.

      Excluir
  34. Oi, boa tarde.

    Preciso de uma ajuda. Meus pais finalmente conseguiram a adjudicação compulsória do terreno/casa onde moram, depois de mais de 40 anos brigando na justiça. Mas acontece que ainda não saiu o alvará de desdobro do lote, pois tratas-e se um terreno que foi divido ao meio e vendido cada parte para pessoas distintas. Já corre na subprefeitura de SP o processo para o desdobro do lote do terreno, mas por conta de burocracias ainda o corre o processo. Só que já saiu a adjudicação compulsória o advogado que cuida da escritura nos enviou um e-mail informando que devemos fazer o pagamento do ITBI. Mas sinceramente, não faço ideia por onde começar. Você pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimara, a sentença confirmou o imóvel em propriedade de teus pais e portanto o recolhimento do imposto de transmissão é necessário para que a adjudicação possa ser registrada na matricula transferindo a parte correspondente. Tens que fazer este registro primeiro para garantir a propriedade. é o mais urgente.abraços

      Excluir
  35. Boa noite Maria Angela !
    Primeiramente quero aqui expressar minha imensa gratidão aos esclarecimentos aqui prestado,e, estou preste a fechar um negócio. E, como todos aqui, ou a grande maioria, surgem diversas duvidas, quanto aos valores de taxas, ou ate mesmo as taxas a serem pagas.
    Por uma rapida busca em sites "alei-os", descobri que existem varias obrigações, tais como, IGP-M, registro, escritura, ITBI, custas, etc.
    Enfim, esse empreendimento que estou preste a fechar já esta pronto, este entregue em 2013.

    Apartamento (São Paulo)
    Valor negociavel R$ 235.000,00
    Valor de entrada R$ 100.000,00

    Sendo assim, gostaria de saber, para me precaver, qual será o valor de ITBI a ser pago, e existe mais alguma taxa que não saiba ?
    Por favor me ajude !!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artcom vidros. Vais gastar em torno de 5% a 7% do valor do imóvel com imposto e taxas.
      Se já esta pronto e com habite-se tens a escritura publica, o ITBI municipal e o registro da escritura na matricula imobiliária mais as custas com a construtora .
      Não ha como prever o valor exato pois se na prefeitura o valor venal do imóvel for maior que o valor que você esta negociando é pelo valor da prefeitura que será calculado o imposto e não pelo valor que você negociou.
      abraços

      Excluir
  36. Boa Noite Prezada, preciso de uma ajuda, gerei a guia para o pagamento do ITBI hoje, mas o vencimento é só dia 07/04, teria que ter pago hoje ou posso pagar na segunda feira????

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pagar até a data do vencimento em 7 de abril, após ela perde valor e terá que pedir uma nova guia pagando a nova alíquota do imposto. O prazo para solicitar a guia era até ontem com o imposto de 2% mas podes paga-la até o vencimento sem problema.
      abraços

      Excluir
    2. Muito obrigado Maria Angela
      Abs

      Excluir
  37. Olá boa Noite ,estou comprando um imóvel em indaiatuba sp no valor total de R$375.000,00 e vou dar uma entrada de R$135.000,00 e vou financiar o saldo de R$240.000,00 gostaria de saber quanto vou pagar pelo ITBI você pode me ajudar ??

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o valor financiado até o limite de R$ 73.256,87 incide 0,5% de imposto
      Sobre R$ 301.743,13 incide 3%

      Se o valor atualizado do imóvel na prefeitura for maior que o valor negociado vai incidir o imposto de 3% sobre o valor que for maior o negociado ou o do cadastro na fazenda municipal.

      abraços

      Excluir
    2. Olá Maria Angela obrigado pela ajuda !!

      Não querendo abusar você sabe me dizer quais serão meus gastos com ITBI e as demais taxas de cartório para registro ??

      Obrigado

      Dilei

      Excluir
    3. Oi Dilei. fica em torno de 5% do valor total negociado pelo imóvel, a vista. abraços

      Excluir
    4. Muito Obrigado pela sua ajuda Maria Angelz foi de muita serventia amanhã estarei assinando meu contrato e pegando as chaves do imovel !!

      Obrigado e uma otima semana pra você!!

      abs Dilei

      Excluir
    5. Disponha. Não esqueça que para registrar teu contrato precisas ter o ITBI quitado. abraços

      Excluir
  38. Boa tarde,Maria Angela

    Gostaria de uma orientação comprei um terreno a vista no Valor de R$120.000,00 reais paguei dia 24/03/2015 no mesmo dia o imobiliária pediu que eu fizesse outro deposito de 2.400,00 para o imposto do ITBI , três dias após a mesma pediu para que eu depositasse dois depósitos um de R$1.897,58 despesas de cartório outro de 1.214,48 para registro do IMOVEL hoje eles mi avisa que eu tenho de pagar mais R& 1.200,00 para diferença do ITBI de tive reajuste a parti do dia 30/03/2015 de 2%para 3% fora que ela está mi cobrando a mas R$81,20 certidões necessárias +R$14,68 reconhecimento de firma gostaria de saber se isso está correto

    ResponderExcluir
  39. Oi Creusa, dizer que esta correto não tenho como pois não participei do contrato mas a principio sim pois estes são os valores que envolvem uma transação de compra e venda. Deves exigir da imobiliária os comprovantes de todos estes pagamentos pois o cartório da nota fiscal de serviço de tudo que é pago. exija até porque o ITBI deve ser somado ao preço do imóvel como preço de aquisição.

    Quanto ao ITBI se você assinou o contrato em 24/03 o ITBI de 2% estava em vigor e permaneceu 2% até 29/03. quem entrou com calculo do ITBI até o dia 29 recolheu 2%. Se a imobiliária te cobrou antes do dia 29/3 deveria ter entrado com o pedido da guia antes. se esta te cobrando mais 1% o que a imobiliária fez com o dinheiro do imposto do dia 24 em diante se não o recolheu. ele entrou com o pedido da guia depois do dia 29 e você pagou o imposto para eles no dia 24, questione esta cobrança porque a imobiliária errou pois te cobrou algo que ainda não tinha providenciado no meu entendimento.

    O restante parece correto mas mesmo assim peça os comprovantes e o que não estiver comprovado exija devolução. Quanto ao ITBI entendo que se foi cobrado de você no dia 24 e pago neste dia deveria ter sido providenciada a guia neste dia ou antes, deixaram para depois e a alíquota mudou. Questionável.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,Maria Angela obrigada pela resposta eu mencionei que foi combinado no contrato que no valor de R$1.897,58 já está todos os custo com o cartório, junto com o valor do escrevente para ir na imobiliária para que eu e meu esposo assinasse os documentos agora ela está mi cobrando a mas R$350,00 para que ele vem até imobiliária.

      Excluir
    2. Se já estava combinado e pago não ha porque pagar novamente.

      Excluir
  40. Boa Noite Maria Angela!
    Maria Angela estou com algumas duvidas referente a está taxa ITBI e gostaria que você me ajudasse.Bem estou comprando meu primeiro imóvel na planta é um apartamento no valor de 190.000,00(plano minha casa minha vida),estou usando o FGTS e mais o subsídio do plano,o financiamento com a construtora ficou assim:Ato 10.000 mais 30,60,90 e 21 de 1.500 e na chave 4.321,o corretor me pediu que desse no ato além dos 10.000 mais 3.800 de taxa de ITBI e além disso ele me disse que este valor é referente a escritura.Gostaria de saber se está informação procede?Se a taxa é paga no ato da compra ou após a quitação do imóvel e se ela é paga apenas uma vez?Grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula Carvalho, bom dia. Pode ser sim desde que ele aceite te dar recibo identificado de que esta taxa se refere ao pagamento do ITBI sobre a fração ideal no terreno e escritura que no momento é a promessa de compra e venda. Como garantia o ideal é você pagar este valor com cheque identificado no verso que se trata de pagamento do ITBI e escritura pago ao corretor fulano de tal, CPF e numero do CRECI. Se ele não aceitar deve ser comissão imobiliária. todos os valores pagos devem ser fornecido recibo indentificado o que você pagou.
      abraços

      Excluir
  41. Boa tarde! Comprei um apartamento na planta pelo valor de R$ 816 mil no município de São Paulo. O mesmo será entregue no próximo mês e a avaliação do banco financiador é de R$ 1.103 mil. Sobre qual valor incidirá 3% de ITBI no municipio de São Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A base de calculo em são Paulo é o valor cadastrado na prefeitura para fins fiscais que em geral é o valor de mercado do imóvel. nos casos em que o valor negociado for maior que o valor fiscal da prefeitura usa-se como base o valor que for maior.
      Se o banco financiador avaliou em R$ 1.103 é bem provável que seja este o valor utilizado.
      abraços

      Excluir
  42. Olá são em precisa de um empréstimo urgente? Você precisa de uma ajuda financeira? Precisa de um empréstimo para pagar contas ou comprar uma casa? Você quer ter um negócio próprio e você não sabe como fazer isso? Precisa de um empréstimo pessoal ou empresarial? Este programa de financiamento permite que um cliente desfrutar de vingança de juros baixos para tão baixo quanto 2% por ano durante um período de 2 meses - 20 anos. Podemos aprovar um empréstimo/financiamento para um mínimo de 5.000,00 até 5.000, 000.00euros ou mais dependendo da natureza do negócio. Nós atualmente estão financiando para: * arranque uma franquia * aquisição de negócios * expansão dos negócios * compra de imóveis comerciais * execução de contrato * pessoal empréstimo garantir que você entre em contato conosco com este e-mail particular para ver mais detalhes: gerrybenardloanfirm@hotmail.com detalhes necessários: nome:... Outros nomes:... Gender:...................................... Estado civil:... Endereço de contato:... Cidade/CEP:... Country:..................................... Religion:.................................... Data de nascimento:... Montante necessário como empréstimo:... Empréstimo duração:... Renda mensal:... Ocupação:... Finalidade para empréstimo:... Telefone de casa:... Cell Phone:.................................. Estamos abertos a ter um bom relacionamento comercial com você. Se você acha que tem um fundo sólido e a idéia de fazer bom lucro em qualquer empreendimento, não hesite em contactar-nos para a cooperação possíveis negócios. Contato Dr Hon Gerry Benard contato E-mail: gerrybenardloanfirm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde,
    Comprei um imóvel em 2014 - Termo de cessão de direitos assinado em 27 de março de 2014. Estava levantando toda a documentação para a escritura e fiz o pagamento do ITBI (no valor correspondente a 2%) em 04/03/2015 conforme guia de ITBI gerada pelo Tabelionato de notas. O Tabelionato só agora está agendando a data para assinatura da escritura e esta solicitando o pagamento da diferença do imposto. Eu tenho que pagar ou vale a guia gerada e paga durante o processo de confecção da escritura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sinceramente não tenho esta resposta. Já tive um pedido de orientação sobre essa diferença mas como não sou de SP procurei solicitar informações ao tabelionato e não obtive resposta até hoje. O ITBI na cessão de direitos incide sobre o valor da cessão se pagou sobre este valor só incide diferença se houve aumento no valor negociado, a meu ver mas não sei sinceramente se é o correto. O melhor seria consultar a prefeitura.

      abraços

      Excluir
  44. Boa tarde.
    Estou comprando um imóvel novo,em Diadema. No contrato de compra venda o valor é de R$220.000,00. Dei R$35.000,00 de entrada e devo financiar R$ 181.300,00.
    Quanto aproximadamente terei que pagar de ITBI?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo.

      Se o valor cadastrado na prefeitura for o mesmo é o valor abaixo.

      A parte financiada até o limite de R$73.256,87 incide 0,5% = R$ 366,28
      O restante da parte financiada mais a entrada incide 3% = R$ 143.043,13 x 3% = R$ 4,291,29

      abraços

      Excluir
  45. Se eu comprar um imóvel que foi avaliado em cima de um valor X, eu posso fazer a escritura em cima de uma valor menor?Se isso for ilegal, quais sãos os riscos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fazer a escritura pública por valor menor do que foi efetivamente acertado pelas partes é considerado fraude fiscal portanto não pode e não deve ser feito. Você tem que fazer a escritura exatamente pelo valor negociado. exemplo

      1) se o imóvel foi avaliado por 500 mil e as partes fecharam negocio por 500 mil a escritura tem que ser de 500 mil

      2) se o imóvel foi avaliado por 500 mil e fecharam negocio por 450 mil a escritura tem que ser de 450 mil, valor efetivamente negociado.

      3) se o imóvel foi avaliado por 500 mil e fecharam negocio por 450 mil mas decidiram passar a escritura por 300 mil, isso é crime fiscal, não deve ser feito pois vai cair todo mundo na malha fina.

      A Receita tem um sistema de cruzamento de dados na compra e venda.
      As partes, a imobiliária e o cartório de notas mais o banco central vão informar valores diferentes.
      As partes vão informar 300 mil, o cartório também e a imobiliária também se assim constar em contrato e escritura.
      O banco central vai informar que na conta corrente do comprador saiu 500 mil na do vendedor entrou 500 mil, a declaração de renda de ambos vai constar 300 mil e nas declarações do cartório e imobiliária também. Cai todos na malha fina para explicar os 200 mil restantes. Fraude fiscal.

      abraços

      Excluir
  46. Bom dia Maria Angela,
    Eu e o meu ex-marido somos proprietário de um apartamento. Nos divorciamos e estou comprando a fração ideal dele com uma carta de crédito de 206 mil reais. O valor do imóvel é de R$ 400 mil. Gostaria de saber como preencher o formulário do ITBI nos seguintes aspectos: 1) No campo vendedores, eu preencho somente com o nome do meu ex-marido (pois ele está me vendendo a parte dele) ou eu também sou considerada vendedora? Eu acho que não sou considerada vendedora, embora eu também seja proprietária, pois eu não estou vendendo e nem pagando pra mim mesma 2) No campo valor da transação, eu preencho com 400 mil ou os 206 mil? Eu acho que o justo seria os 206 mil pois é exatamente esse o valor que estou pagando pra ele referente a parte ideal dele....os 400 mil é o valor do imóvel e não o valor que estou pagando pra ele.... Preciso emitir a guia ainda hoje, pois iremos assinar o contrato na administradora do consórcio imobiliário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea S.
      O vendedor é teu es esposo que esta te vendendo 50% da propriedade que pertence a ele.
      Portanto irá informar ele como vendedor de 50% do bem imóvel. Não esqueça de informar que se trata de comrpa e venda de 50% do imóvel.
      Quanto ao valor de venda é o negociado entre você e sendo assim se o valor que ele te pediu pelo 50% foi 206 mileste será o valor dos 50% que estas adquirindo até porque os outros 50% por direito já é seu na partilha de bens.
      A guia deve constar que se trata de fração ideal de 50%.

      abraços

      Excluir
  47. Bom dia Maria Angela, muito obrigada. Continuando a dúvida, o problema é que no contrato emitido pela empresa administradora de consórcios (a BB consórcios), consta:
    - vendedores eu (Andrea) e o Marcelo, com 50% da parte ideal cada um
    - preço da venda: 400 mil
    - carta de crédito 206 mil para comprar os 50% dele

    Na minha opinião acho que está cheio de erros esse contrato pois:
    - vendedor: deveria ser somente o Marcelo, vendendo 50% da propriedade que pertence a ele como você mesma disse
    - preço de venda: 206 mil reais, correto?
    Então, do jeito que foi feito esse contrato, 50% de 400 mil é 200 mil e não 206mil.... dessa forma, ou eles precisam corrigir o valor da venda para 412 mil (daí 50% será 206mil) ou devem alterar conforme você esclareceu, correto?

    Pra me confundir ainda mais, a BB consórcios diz que o valor do imóvel para fins de leilão extrajudicial é de 410mil reais.....
    Ou seja, já não sei qual o valor que tem que preencher no formulário do ITBI....412, 410, 400 ou 206!! Me ajude por favor!!

    ResponderExcluir

Meu blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,

DE PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com

Minha foto

Técnica Imobiliária formada pela UFRGS e uma eterna estudiosa. 

Sempre buscando novos assuntos para disponibiliza-los no BLOG a todos os interessados. 
Compartilhando conhecimento e ajudando quando possível.
A disposição de quem na área imobiliária precisar de orientação.

Não temos o poder de saber tudo mas temos a opção de aprender quase tudo