ACESSO DIRETO ÁS POSTAGENS DO BLOG

30/08/09

MINHA CASA MINHA VIDA - ISENÇÃO ITBI

ISENÇÃO DE ITBI EM PORTO ALEGRE - RS
Finalmente a prefeitura se manifestou em relação ao projeto habitacional "Minha Casa Minha Vida", sim porque em Porto Alegre a prefeitura faz de conta que não existe para não participar de projeto algum. Cadastrou uma multidão de pessoas para o projeto e ficou nisso. Qualquer ato que precise dinheiro que seja da prefeitura não sai do papel pois o prefeito só faz algo se for em parceria com a iniciativa privada. Mas nem tudo esta perdido.
O Decreto 16.403 do mês de agosto de 2009 autoriza a isenção do ITBI (imposto de transmissão de bens imóveis) para pessoas de baixa renda que recebam até 03 salários mínimos vigentes.
fOI a primeira capital do País a promover a isenção mas outras cidades brasileiras já a concederam como Contagem - MG.
Para quem possui renda de 03 a 06 salários mínimos terá alíquota reduzida a 0,5%.
Cabe esclarecer que esta redução para 0,5% já existe em lei municipal para qualquer imóvel financiado.

10 comentários:

  1. Maria Angela,
    Agradeço de coração por ter respondido a minha pergunta no Yahoo respostas.(http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Am7fcpDAMdMcV_HW_hGkgJLI6gt.;_ylv=3?qid=20090918142827AAyuL2y) Estava um pouco perdida e agora vejo uma luz no fim do túnel.Vou tentar conversar com a proprietária para agendarmos as visitas.Só não sei se ela irá aceitar. mas já pesa-me o coração ter que me mudar de noooovo! Gosto desse apartamento e esperava ficar aqui por mais tempo. Obrigada por me ouvir e me orientar. Gostei muito do seu blog. Valeu mesmo. Muito Obrigada mais uma vez.
    Sol

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu estava com uma duvida sobre o ITBI, aqui ja achei, nem precisei ir pra frente. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Disponha quando precisar, é só perguntar.
    abç

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Comprei um apartamento pela Goldfarb em Canoas, e agora eles estão passando que devo pagar o ITBI num valor de R$ 2000,00, sendo que o valor financiado pela caixa é de R$ 88.000,00, mas vi pelo seu blog que na verdade tem uma lei que cobra 0,5%, eles estão me enganando? O que devo fazer? Daniele.

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniele.
    A postagem que você leu é sobre o ITBI de Porto Alegre. O ITBI é um imposto municipal e portanto cada cidade institui através de lei a sua alíquota e as reduções.
    Na cidade de Canoas,RS, o prefeito Jairo Jorge sancionou esta ano a lei que autoriza a isenção do ITBI sobre a parte utilizada do FGTS do comprador e sobre a parte do subsídio pago pelo governo dentro do programa Minha casa minha vida(Lei 5.503, em 13 de maio de 2010).
    sobre a parte que foi feito financiamento incide 0,5%.
    Sobre a parte paga por você com recursos próprios incide 3% de ITBI.
    Sendo assim solicite ao construtor o detalhamento do que você esta pagando porque a alíquota incide sobre o preço do imóvel cadastrado na prefeitura e não sobre o valor efetivo que você esta pagando por ele.

    Veja exemplo abaixo:

    Teu imóvel custa 100 mil e você vai dar entrada com teus recursos guardados na poupança de 10 mil reais + 2 mil reais de FGTS teu e vai financiar com a CEF 88 mil reais.
    Então o ITBI fica assim:

    - 10 mil reais = alíquota de 3%.
    - 2 mil reais = alíquota de 0,5% ou isento se for compra no programa Minha casa minha vida
    - 88 mil reais = 0,5% porque é a parte financiada.

    Há também descontos que o cartório de Canoas oferece nos registros e escritura pública.

    Portanto sobre os 88 mil reais é cobrado 0,5% de ITBI e sobre o restante 3%, isso na compra sem usar o Minha casa minha vida e sem usar FGTS.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Ola Maria, muito bom este texto seu! Agora eu tenho uma pergunta... se funciona para financiamentos de um terreno sem casa construida??

    Muito obrigado e continue assim com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcel.Neste programa do governo não entra a compra de terreno para construir. O objetivo é a casa própria mas com projetos construtivos para fazer girar a mão de obra e a economia e portanto a compra de terreno nesta modalidade foi vetada e ficou de fora do programa.
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Maria, parabens pela colaboração!
    Vê se estou correto: Estou financiando um apto no valor de R$ 105.000,00 em P. Alegre. Darei R$29.500,00 com FGTS. O restante será financiado pela CEF. O valor do ITBI ficara:
    R$ 75.500,00 x 0,5%= R$ 377,50
    R$ 29.500,00 x 0,5%= R$ 147,70
    O total a pagar de ITBI será R$ 525,00 ? A renda familiar nao altera esse valor?

    ResponderExcluir
  9. Oi Silveira,

    o calculo é exatamente este pois incide 0.5% até 68.000 Unidade Fiscal municipal(UFM)porém tem que ver qual o valor do imóvel cadastrado na prefeitura pois a Fazenda Municipal normalmente tem valor diferente e vale o maior valor. Costuma haver diferença de avaliação. Se este preço estiver a maior tudo bem.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Ola meu nome é Daniel
    Gostaria de saber quanto vou pagar de IBTI e registro em Contagem-MG Imovel no valor de R$111000, dei entrada de R$30000 tive um subsidio de R$12000 e vou financiar R$68000 tenho renda familiar de 3 a 6 salarios minimos é o primeiro imovel Minha Casa Minha Vida

    ResponderExcluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. tudo que é de graça não é 100%.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com

Minha foto

Técnica Imobiliária formada pela UFRGS e uma eterna estudiosa. 

Sempre buscando novos assuntos para disponibiliza-los no BLOG a todos os interessados. 
Compartilhando conhecimento e ajudando quando possível.
A disposição de quem na área imobiliária precisar de orientação.

Não temos o poder de saber tudo mas temos a opção de aprender quase tudo