👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

SICDM(CADMUT) - CADASTRO NACIONAL DOS MUTUÁRIOS

SICDM (CADMUT) - CADASTRO NACIONAL DOS MUTUÁRIOS

Nem sempre as pessoas confiam na primeira informação que recebem e assim é comum uma mesma pergunta de uma mesma pessoa em vários fóruns diferentes para confirmar a informação que buscou via internet. Decisão sábia pois em termos de internet deve-se buscar informações confiáveis e assim os Blogs e Sites bem como Fóruns mais confiáveis são aqueles mais visitados.
Assim surgiu um Email que me perguntava o que fazer para retirar o nome do SICDM CADMUT que segundo quem perguntou, tinha sido cadastrado indevidamente pois não estava inadimplente com seu financiamento imobiliário.

Afinal o que é CADMUT ??????

É o Cadastro Nacional de Mutuários ou seja, um cadastro geral onde são cadastradas todas as pessoas que adquiriram imóveis por financiamento ou receberam por doação da prefeitura ou estado onde contém os dados destas pessoas e dos imóveis adquiridos em conformidade com a matricula imobiliária.
Toda vez que você comprar um imóvel financiado ou recebe-lo doado pelo poder público ou vendido com benefícios, seu nome é inserido neste cadastro juntamente com os dados do imóvel para que o sistema financeiro possa consultar o cadastro e saber que você já tem um imóvel financiado, recebido em doação da prefeitura etc.

Quando o financiamento á quitado seu nome deve ser inativado neste cadastro pelo credor. È um cuidado que se deve ter para que seu nome não permaneça além do necessário e evitar assim em um financiamento futuro ter a desagradável surpresa de saber que seu nome ainda esta ativo. Nem sempre o credor lembra de inativar. No Site da Caixa Econômica Federal você se cadastra, cria login e senha e consulta mas sinceramente é difícil conseguir acesso.

Portanto, quando alguém lhe disser que seu nome esta neste cadastro por inadimplência, informe esta pessoa de que não se trata de um cadastro de inadimplentes e sim apenas um cadastro obrigatório de informações sobre todos que compram imóveis financiados, como compram e quem são.
Neste cadastro irá constar a forma de aquisição e é uma maneira de os bancos saberem que você já tem um imóvel financiado na cidade em que esta solicitando novo financiamento, que você a poucos meses usou seu FGTS para dar de entrada na compra,etc.

Quando você quita o financiamento com os bancos e financeiras, automaticamente inativam teu nome mas quando for imóvel da prefeitura ou estado e MCMV informam a quitação mas permanece seu nome e CPF porque não podes ser beneficiado novamente. 

O ideal é sempre conferir junto ao banco 30 dias depois, se está tudo ok no cadastro.

Atualizado em 2017



Comentários

  1. Pois é, tentei me cadastrar no site do CADMUT, mas não consigo efetuar o cadastro, preciso utilizá-lo urgentemente. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Tem várias reclamações sobre a falta de acesso ao Cadastro. Infelizmente não tenho como ajudar pois neste caso é problema de gerenciamento do acesso.
    Se você esta se cadastrando pelo link abaixo tente seguir as regras que estão descritas. As vezes se consegue, em outras não.
    Não sei que tipo de consulta você quer fazer mas qualquer coisa dirija-se a uma agencia da CEF que eles consultam direto no sistema.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Preciso de uma ajuda. comprei um apartamento e o vendi. Estou Financiando com a Caixa Economica um outro imóvel e quando os meus documentos foram analisados pelo CROIM foi informado que o cadastro no CADMUT estava com a numeração do endereço divergente com a matricula do apartamento que vendi, e o CROIM bloqueou a liberação do meu contrato até q que eu prove que realmente não tenho o imóvel que consta a numeração no sistema do CADMUT. como faço para excluir o meu cadastro no sistema do CADMUT já que não tenho mais imóvel no meu nome? Grata Joice

    ResponderExcluir
  4. Oi Joice. Este apartamento foi cadastrado pelo banco que te concedeu financiamento e este banco é que deve ter colocado a informação errada. Se foi financiamento com a CEF a agencia onde você financiou cadastrou errado. Você vai precisar solicitar nesta agencia que seu nome seja retirado do cadastro provando com a matricula imobiliária atualizada que foi vendido. Procure a agencia e peça a retirada.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é um perfeito serviço aos que estão por conhecer os assuntos abordados.

    Nele consegui enfim, entender algumas siglas que estão na documentação para o meu financiamento.

    agradeço muito seu serviço

    Thiago Lepletier - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. Oi Thiago, agradeço o comentário. è justamente esta a função de blog, poder orientar de forma clara e simples este ramo que parece tão complicado. Só lamento não ter como colocar outros tipos de informação mas aos poucos vou acrescentando.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. olá gostei do seu blog, há cerca de 3 anos comprei um imovel financiado pela caixa, ficamos desempregados e sem condições de pagar a caixa então tomou o imovel. moro de favor e gostaria de saber como fazer agora? tentei um finaciamento e deu cadastro no cadmut, se a caixa tomou o imovel ainda devo a ela? e como faço pra resolver esta questão? me oriente. obrigado

    ResponderExcluir
  8. Quando ao cadastro depois que o imóvel for a leilão e vendido para outra pessoa seu nome deve ser retirado pelo banco. Se ainda não foi a leilão permanece em teu nome. Se já foi a leilão e foi vendido para terceiros o que você devia já retornou aos cofres do banco e você deve procurar a agencia e pedir a retirada do cadastro.
    Quanto a fazer novo financiamento acredito que mesmo quando teu nome não estiver mais no cadastro você não consiga. O banco tem autonomia para escolher para quem da crédito. ele deu a você e você não pagou e sendo assim é bem provável que ele te negue novo crédito. abraços

    ResponderExcluir
  9. MARIA estou me sentindo muito prejudicada com esse cadmut, fui sorteada na minha casa minha vida sendo titular e não consegui pq a 11 anos atrás fui casada e meu ex marido financiou uma casa pela caixa e colocou meu nome por ser conjugue éra obrigatorio, mas não tenho imovel pois o mesmo ficou pra ele ja que nosso casamento não durou muito tempo hoje não pude receber o apartamento tao sonhado estou dcepcionada isso pode?

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosana.
    No financiamento imobiliário não é obrigatório que conste o casal na escritura como proprietários, poderia ter ficado somente em nome de teu esposo e mais adiante apenas constar teus dados como cônjuge. Provavelmente ou ele precisava do teu nome para compor renda ou simplesmente escolheu te colocar junto com ele. O banco nunca obrigou constar o casal como proprietário salvo se ambos assim desejarem por conta do regime de bens.
    Na tua separação, se o imóvel ficou para ele, deve constar no Formal de Partilha do divorcio que deveria ter sido levado a averbação na matricula do imóvel, comunicando oficialmente que o imóvel ficou para teu esposo. Esse formal pode provar ao Cadastro e solicitar que teu nome seja retirado(é complicado)
    Se vocês se divorciaram e tudo esta documentado um advogado pode resolver teu problema, se a separação foi somente de corpos sem ter sido oficializado o divorcio então não há o que fazer a não ser providenciar tudo para corrigir o problema.
    Não culpe o banco, não há como um banco adivinhar que um casal que adquiriu um imóvel financiado se separou e fez a partilha dos bens. Se não foi comunicado na época não há como adivinhar.
    Realmente é muito chato isso acontecer mas é também muito comum, mas tem solução.
    O banco toma estas medidas para evitar fraudes que infelizmente é muito comum. O problema maior é que isso tudo pode demorar a se resolver e eles não te dão o imóvel. È a regra.
    Se não tens com dições financeiras procure a Defensoria Pública da tua cidade que o advogado é gratuito. Boa sorte

    ResponderExcluir
  11. oi Maria....
    estou tentando finciar uma casa e por o meu nome esta no cadmut não estou conseguindo.Fui beneficiario em 2008 num programa PSH foi a fundo perdido, e agora fui transeferido de cidade estou querendo finaciar uma casa e não estou consigo. sera q não vou consegui finaciar mais?

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego. Normalmente a pessoa faz quantos financiamentos sua renda comportar, não ha impedimento e qualquer pessoa que tenha renda pode ter mais de um imóvel financiado. O problema é que no teu caso você recebeu um imóvel proveniente de programa de governo e neste caso eles podem se recusar a te dar financiamento. Como o banco tem autonomia para decidir a quem ele empresta dinheiro não há o que fazer quanto a isso. Você terá que transferir este imóvel que esta em teu nome oficialmente para que saia do cadastro e possa financiar outro imóvel.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Adeilton Ribeiro Tavares dos Santos28/06/2012, 12:17

    O meu caso é de imóvel da CDHU, que foi comercializado e não tranferido até a cdhu retomar por falta de pagamentos, Agora tenho outro imovel quitado junto a CEF e eles não me entregam a quitação da hipoteca, o que devo fazer pra retirar o nome do cadmut da cdhu?

    ResponderExcluir
  14. Oi Adeilton, você terá que colocar um advogado para tratar do assunto. Não tenho como te orientar corretamente porque o teu caso envolve venda sem a devida transmissão e cada caso é um caso diferente. Desculpe não poder ajudar. Acredito que você irá precisar recorrer a justiça provando que transferiu o imóvel para outra pessoa que não cumpriu o compromisso assumido com você.
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, há 7 anos comprei uma casa financiada pela Caixa, usamos o FGTS de meu marido na época e fomos pagando as prestações do financiamento, até que, em abril de 2009, conseguimos quitar o financiamento, em 2010, devido a possibilidade de mudar de emprego e ir para outra cidade, demos entrada em um apartamento ainda na planta, porém o projeto não se encaixava no Minha Casa Minha Vida, porque o imóvel custa R$ 123.000,00. Este imóvel está com previsão de entrega para novembro deste ano, então passei a consultar os juros que estão sendo cobrados pelos bancos para financiamento e fiz uma simulação no site da caixa. No site , eu fui lançando os dados conforme é solicitado, e acaba que o imóvel pode ser financiado pelo sistema minha casa minha vida, porque se encaixa nos requisitos ali descritos, bem como nossa renda também se encaixa. Minha dúvida é a seguinte, pelo fato de nós possuirmos outro imóvel em outra cidade, é possível adquirimos esse apartamento pelo Minha Casa Minha Vida? Outra questão: o fato do apartamento estar sendo construído por uma construtora que não estava cadastrada no sistema Minha casa Minha Vida pode fazer com que ele integre o sistema já que possui valor dentro dos limites que o sistema impõe? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Olá anônimo. Esqueça a simulação que fizeste. Para utilizar a aquisição da casa propria pelo MCMV você não pode ter outro imóvel em teu nome seja onde for. Como o programa objetiva a aquisição da moradia própria você teria que vender este imóvel que possui para aí sim tentar se enquadrar no programa.
    abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    tenho um apartamento do CDHU, onde eu sou a mutuária, e meu ex-companheiro entrou no quadro de composição de renda para a aquisição do imovel.
    Alguém sabe me dizer se isso irá impedir que ele adquira o proprio imovel se beneficiando do programa minha casa minha vida?

    ResponderExcluir
  18. Olá anônimo. Se teu esposo faz parte do contrato com o CDHU na composição da renda então ele não vai poder se cadastrar em nenhum outro programa de beneficio do governo seja PAR, municipal ou Minha Casa para baixa renda. ele vai aparecer no cadastro como beneficiário juntamente com você.
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá Maria!
    Obrigado pela resposta.
    Como nós nunca fomos casados legalmente e já não estamos mais juntos há algum temto,será que se eu pedir a exclusão do nome dele do quadro de componentes de renda, resolve o problema dele?

    ResponderExcluir
  20. Pode resolver mas para ele sair da composição você tem que ter renda suficiente sozinha. O problema é o nome dele sair do cadastro o que pode ser bem demorado.
    abraços

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, eu tenho uma casa de apenas 25 quadrados em uma antiga invasão,porém a prefeitura regularizou a área e foi dada aos moradores uma escritura registrada em cartório de imóveis com direito de concessão por 50 anos,hj estou tentando financiar um apt. pela caixa será que meu nome foi inserido no cadastro e se foi é possível eu conseguir o financiamento?

    ResponderExcluir
  22. A casa em questão foi concedida por projeto de governo municipal e sendo assim nada te impede de fazer o financiamento de um imóvel porém pode complicar no futuro em relação a documentação definitiva da casa em concessão. Como são imóveis para baixa renda que seguem regras determinadas pelo poder público pode te dar problema na hora da escritura definitiva. O ideal seria fazer o financiamento em nome de outra pessoa. Não tem como garantir que nada acontecerá justamente porque teu nome esta neste cadastro como beneficiário de um imóvel proveniente de invasão. abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Estou com um problema e gostaria de saber como proceder nesse caso, minha mãe retirou uma casa no programa do governo do estado onde resido (Antiga COHABI), esse conjunto estava com um grande índice de inadimplência, uma empresa terceirizada chamada (Família Paulista), veio e refinancio o mesmo com valores menores, porem pra isso acontecer a casa precisaria ser transferido pra uma pessoa de 1º grau da mesma, (filho ou irmã), fui conduzido por minha mãe a passar a mesma para meu nome, fiz isso, porem sem saber que isso ficaria mesmo após a quitação, agora estou querendo fazer um financiamento através do minha casa minha vida e meu nome apareceu no CADMUT, ficando assim impossibilitado de fazer o financiamento. Como podem me orientar nesse caso?

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Estou com um problema e gostaria de saber como proceder nesse caso, minha mãe retirou uma casa no programa do governo do estado onde resido (Antiga COHABI), esse conjunto estava com um grande índice de inadimplência, uma empresa terceirizada chamada (Família Paulista), veio e refinancio o mesmo com valores menores, porem pra isso acontecer a casa precisaria ser transferido pra uma pessoa de 1º grau da mesma, (filho ou irmã), fui conduzido por minha mãe a passar a mesma para meu nome, fiz isso, porem sem saber que isso ficaria mesmo após a quitação, agora estou querendo fazer um financiamento através do minha casa minha vida e meu nome apareceu no CADMUT, ficando assim impossibilitado de fazer o financiamento. Como podem me orientar nesse caso?

    ResponderExcluir
  25. Olá. A legislação não permite que você seja beneficiado mais de uma vez por um programa de governo e portanto você não poderá usar o financiamento com o MCMV. Você pode fazer um financiamento normal sem problemas mas não utilizando-se de qualquer programa habitacional do governo municipal, estadual ou federal. Não tem como. abraços

    ResponderExcluir
  26. Maria,

    Muito obrigado pelo esclarecimento só que tem um detalhe, essa casa foi retirada no nome dela (minha mãe), a mesma foi transferida para mim em virtude desse (novo financiamento - baixa das prestações), agora caso não possa voltar à mesma para o nome dela, vou entrar na justiça por falta de informação correta, hoje em dia somos muito mal esclarecidos com as coisas, ou pesquisamos ou ficamos a “ver navios”, às vezes somos levados a fazer varias coisas sem saber, não vou me prejudicar por isso, até porque se tivesse uma condição razoável não iria atrás desse plano do Governo federal, porque ela repassou para o meu nome e agora eu não posso "devolver", transferindo para ela, isso não existe, é por isso que as pessoas usam de má fé nesse país, por conta de toda essa burocracia, vou à justiça na hora, não fui corretamente informado como ficaria dali pra frente.

    De qualquer forma obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Olá. É justamente por isso que criei o blog, para tenra amenizar a péssima mania que as pessoas tem de informar pela metade. Tente um acordo para transferir novamente para tua mãe porque receber casa de baixa renda doada pela prefeitura ou governo do estado se você vende depois aí mesmo que vão te complicar. Se não conseguir retirar do teu nome então vais ter que consultar um advogado porque não tenho conhecimento de processos deste tipo para poder te orientar se terás sucesso ou não. E depois ainda terá que monitorar o cadastro para ter certeza de que teu nome saiu dele porque as vezes demora meses para retirarem.
    abraços

    ResponderExcluir
  28. Olá Bom dia, meu nome é Daniely, agradeço imensamente por essas postagens, estava completamente perdida sobre esse assunto, e já me esclareceu muito. Resta uma dúvida e gostaria de sua ajuda.
    Há aproximadamente 6 ou 7 anos fiz um financiamento de material de cnstrução com a caixa, paguei as parcelas por um perido de 2 anos +ou- até que fiquei desempregada, na epoca tentei negociar a divida e por fim desisti, a divida foi vendida a uma empresa de cobrança de crédito que tem me ligado nos ultimos dias. Estou com um financiamento de um imóvel que foi bloqueado porque meu nome constou no CADMUT. Porém o imovel que foi beneficiado com o material não é meu e sim da minha sogra. Minha dúvida é a seguinte, meu nome está limpo no serasa mas consta nesse registro, como devo proceder para tira-lo de lá. Já que o imovel não é meu e a divída já foi vendida pela caixa.
    Devo procurar essa empresa de cobrança para quitar a dívida?

    Ps, peço desculpa publiquei como anônimo pois não estava conseguindo publicar corretamente.

    ResponderExcluir
  29. Oi Daniely. Veja bem. Você buscou na CEF um financiamento para material de construção e não pagou. Para o banco o inadimplente é você pois você buscou o dinheiro e ficou na obrigação de pagar e não pagou. Sendo assim, para o banco você não é uma cliente confiavel e pagando ou não esta divida com quem ela esteja o banco vai te negar o crédito. Ele é obrigado a após 5 anos retirar teu nome do cadastro de inadimplentes mas ele não é obrigado a voltar a te atender como cliente. Sendo o banco um empresa credora ele tem o direito de escolher quem quer para seu cliente e no caso você não é considerada boa cliente porque não pagou a divida.
    Ente do que a casa d atua sogra não foi dada em garantia de pagamento porque do contrario teria ido a leilão por isso o banco vendeu tua divida como se fosse crédito pessoal.

    Você vai ter que consultar um advogado para judicialmente buscar a solução. Se o imóvel legalmente foi transferido para tua sogra, isto é foi transferido por escritura pública e registro imobiliário na matricula então teu nome não tem que estar neste cadastro mas tenho certeza que não é isso que esta trancando e sim o não pagamento da divida.

    De qualquer forma não posso te orientar sem ter uma analise detalhada de todo o problema pois poderia te orientar erroneamente.
    Você pode consultar o cadastro no proprio site da CEF e verificar se realmente esta lá. Para que teu nome saia tem que ser feito um peido oficial na agencia onde pegaste o financiamento para construção mas nenhum documento pode mais estar em teu nome oficialmente. Se a venda para tua sogra foi feita por documento particular não tem valor.

    abraços

    ResponderExcluir
  30. Maria Boa Tarde!
    Estou com um problema. Em 2008, eu e minha antiga esposa juntamos nossa renda e financiamos um apto. Na hora de financiar poderíamos optar por financiamento normal ou pelo Programa PAR do governo. Como nossa renda ultrapassou um valor x, não ganharíamos nenhum incentivo pelo Programa PAR, mas acabamos por optar este. Pagamos 10 parcelas do imóvel, o casamento acabou e decidimos devolve-lo ao banco. Na época questionei sobre se meu nome ficaria com alguma restrição por parte do banco, me falaram que se no próximo mês quisesse financiar outro não teria problema algum. Esta semana tentei financiar outro imóvel e para minha surpresa estou com o nome no Cadmut, e também não poderei utilizar o Programa Minha Casa Minha Vida, por já ter sido beneficiado por programa habitacional.
    Gostaria de alguma dica para resolver este meu problema.
    Sds.
    Rafael

    ResponderExcluir
  31. Oi Rafael. Se você perguntou se devolvendo o imóvel no futuro teria algum problema em financiar outro imóvel e te responderam que não haveria nenhum problema, então fostes informado corretamente pois realmente não há problema algum em você fazer novo financiamento.

    Se você tivesse perguntado se haveria algum problema futuro em conseguir novo beneficio ou subsidio em um dos programas de governo teriam te respondido que sim, você não conseguiria novos benefícios em programas do governo. você não perguntou.

    Um bom profissional teria te orientado de forma completa sem que você tivesse perguntado e deveriam ter te dito que uma vez solicitado um beneficio do governo não teria direito a novo beneficio, esta seria a resposta correta.

    Infelizmente o financiamento você consegue mas não usando os programas do governo e nem os subsidios. Infelizmente você abriu mão do imóvel e com ele do beneficio e teu nome e de tua esposa ficam no cadastro informando que você já foi beneficiado uma vez e portanto não tem direito a novo beneficio.

    São poucos os casos que conheço que foram a justiça e nenhum teve vitoria judicial. No entanto sempre vale a pena consultar um advogado mas acredito que ele lhe dirá o mesmo.

    abraços

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber porque estou cadmultada se a prefeitura onde fiz uma iscrisção cancelou o projeto junto ao estado-RN, o município e PARNAMIRIM-RN, fui sorteada no minha casa minha vida e não recebi o apt no mês de abril por inresponsabilidade dos orgao responsavel,a empresa ECONOMIZE, já enviou o documento provando que eu não recebi neuma casa e que foi concelado continuo a seguir

    ResponderExcluir
  33. cont... eu já enviei o documento com a declaração para a caixa de Natal-RN que a mesma mandou para a matriz em brasília e que enviou para o MINÍSTERIO DAS CIDADES e o meu nome ainda está cademultata só quem está com o prejuízo sou eu, pois era pra estar no meu apt. realizando o sonho da casa própria, sethas, caixa e o meu munícipio diz que só depende de vcs sei que o documento já está no MINÍSTERI DAS CIDADES espero reposta

    ResponderExcluir
  34. Olá Vamos esclarecer que este blog é particular, eu não trabalho para a CEF, governos ou Ministério e não tenho qualquer acesso a este cadastro ou qualquer outro orgão para procurar os motivos ou buscar uma solução para teu caso. Esta postagem apenas visa esclarecer a quem não conhece a sigla, do que se trata.

    Quanto a tua situação de estar sem o imóvel por cancelamento do projeto e também com o nome no cadastro você já devia ter ido procurar a Justiça Gratuita para buscar uma indenização porque se foi exatamente como você informa tens o direito de ser indenizada pelo prejuízo que sofreu. O cancelamento do projeto devia ter reflaexo imediato no cadastro cancelando todos os contratos e inclusive informando no nome do favorecido que ele não recebeu o imóvel por cancelamento para evitar que ao entrar em novo projeto você tivesse seu CPF barrado.

    Procure um advogado, solicite justiça gratuita e entre imediatamente com indenização. Pode levar anos, pode mas você tem que buscar teus direitos, você foi lesada. Se não puder pagar advogado procure a Defensoria Pública do estado que tudo será gratuito.


    Quanto aos motivos de isso ter acontecido, provavelmente negligencia, esquecimento de quem deveria cancelar os cadastros, podem ser varios mas isso não te tira o direito de ser indenizada.


    abraços

    boa sorte

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, gostaria de saber como faço para retirar meu nome do Cadmut, pois fiz a dez anos atras um financiamento de material de construçao e ainda consta no cadastro.

    ResponderExcluir
  36. Olá. Se o financiamento do material de construção já esta quitado o próprio credor deveria ter retirado teu nome. Procure o banco credor e solicite a retirada do teu nome do cadastro, se não for resolvido a justiça terá que ser acionada e caberá inclusive perdas e danos.

    Se o financiamento ainda não esta quitado não é possível retirar o nome do cadastro somente após o término do pagamento.

    abraços

    ResponderExcluir
  37. Fui contemplado com um apto de um programa habitacional do Governo Federal em 1990. Transferi ele junto à Caixa alguns anos depois por volta de 1996. Minha duvida é: Meu nome ainda está no cadastro?

    ResponderExcluir
  38. Olá. O programa sofreu mudanças com o tempo mas salvo um erro, teu nome continua no cadastro pois quem é contemplado com programadas de governos municipal, estadual e federal não pode novamente ser contemplado dentro de um novo programa. No cadastro deve constar teu nome para que se evite que você receba novamente o beneficio. você tem como consultar no site da CEF se teu nome esta no cadastro. a página costuma dar erros mas com paciência você consegue consultar.
    abraços

    ResponderExcluir
  39. Dr. Maria Angela, Gostaria de saber se você tem como mim ajudar, eu tinha um financiamento na CEF de um apartamento usado nunca tive nenhum beneficio do governo, esse ap. já foi vendido a mais de 04 anos essa semana fui financiar um imóvel no plano do governo MC MV consta meu nome ativo no CADMUT e não posso fazer o financiamento a construtora informou que eu tenho que mandar dar baixa no CADMUT, para eles retira o meu nome por que eu não tenho nenhum imóvel e consta que tenho. Entrei em contato com o gerente da CEF que na época fez o financiamento o mesmo informou que meu nome não sai do CADMUT gostaria que o você pudesse mim orienta o que eu devo fazer para dar baixar no sistema tenho todos os documento que esse apartamento não e meu tenho nº de registro do imóvel com o nome do proprietário. Sera que você pode mim ajuda sou casado e tenho uma filha de 02 anos e não estou mais aguentando pagar aluguel gostaria de realizar um sonho de poder ter a minha própria casa e estou impedido de realizar esse sonho por causa do meu nome ativo no CADMUT, estou sendo prejudicado poque não posso financiar um imóvel por um erro da CEF que não deu baixa no sistema.
    Sem mais
    Muito obrigado
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  40. Oi Moacir. Para que você não possa utilizar o MCMV somente se este imóvel financiado que vendeste ainda estivesse em teu nome e o financiamento sendo pago. Se você o vendeu por contrato de gaveta não poderá utilizar o MCMV porque o financiamento ainda esta em teu nome. Você teria que provar que repassou o imóvel e mesmo assim vais é dificil. É complicado te orientar porque não tenho acesso ao que o banco analisou.

    O único motivo para teu nome continuar lá é ser um imóvel proveniente de construção pela prefeitura ou governo estadual e federal ou então o financiamento ainda estar em teu nome sendo pago por quem comprou. Terás que procurar um advogado para saber exatamente o que esta ocorrendo porque a distância só posso te informar o que citei acima.

    abraços

    ResponderExcluir
  41. Drª. O imóvel foi vendido através da CEF,para uma outra pessoa. Tenho o contrato da CEF que esta no nome dela e o registro do imóvel que também esta no nome dela. Não foi contrato de gaveta não foi feito tudo pela CEF.

    ResponderExcluir
  42. Oi Moacir. Se tudo foi feito oficialmente via CEF realmente o teu nome esta como antigo proprietário e o nome do comprador como atual proprietário. Se você afirma que não é um imóvel proveniente de programa habitacional para carentes e n~~ao utilizou nenhum subsidio do governo o único motivo que impede a contratação atual seria se este imóvel que esta querendo comprar é os construídos para baixa renda. Neste caso dependendo do imóvel que você tinha antes e vendeu você não terá direito a este beneficio. È difícil eu te orientar porque o banco tem critérios próprios. Com certeza ele deu baixa no teu financiamento porque já esta em nome de quem comprou mas alguma coisa impede você de usar o MCMV e o único motivo que vejo é este ser para aquisição de baixa renda. Vais ter que procurar o construtor e perguntar direto a ele se este é o motivo do impedimento. Desculpe mas para te ajudar 100% a distância é dificil, teria que ter muitas outras informações. Por favor deixe o doutora de lado.
    abraços

    ResponderExcluir
  43. ok. Maria eu entendi em conversa por telefone com o gerente ele informou que foi dado baixa no financiamento, mais no CADMUT ainda consta,fui em outra agencia um rapaz da caixa pegou o nº do cpf e meu nome completo. Segundo ele iram excluir o meu nome do CADMUT no prazo de 30 dias, vou esperar para ver segundo informações de Advogados cabe ação judicial por danos.

    ResponderExcluir
  44. Oi Moacir. Cabe ação de perdas e danos sim porque você pode perder o imóvel que deseja por conta disso.Teu nome tinha que ter sido baixado.
    Não fazia sentido pelas tuas explicações ficares impedido de utilizar o MCMV. a maioria das pessoas não sabe que se um dia você foi beneficiado por programa habitacional, depois não pode ser beneficiado novamente. Em geral em 10 dias úteis esta liberado. Há um porém. A CEF terá acumulo de serviço por conta da greve então pode demorar mais. Na prática isso é feito online mas convém ficares preparado.
    abraços

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde,

    Possuía um financiamento pela CEF, em MAR/2013 vendi o imóvel financiado pela própria CEF, Tentei fazer um novo financiamento por outra instituição e fui informado que há um contrato ativo em meu nome no CADMUT, entrei em contato com a CEF e fui informado que o meu financiamento encontra-se quitado e que para dar baixa seria necessário que eu fosse no cartório ao qual o imóvel está cadastrado e solicitar e baixa do financiamento no CADMUT,
    este procedimento esta correto??
    não é dever do banco credor retirar o nome do cliente?
    desde já agradeço

    Wesley

    ResponderExcluir
  46. Oi Wesley. O dever do banco é dar baixa do teu nome no CADMUT. Abaixa da alienação fiduciária ou da hipoteca na matricula imobiliária é sua obrigação. O banco te fornece o termo de quitação e você tem que averba-lo no cartorio de imóveis solicitando a baixa. Após esse ato a CEF poderá dar baixa no cadastro tornando o teu financiamento quitado. Sem isso você poderia fazer outro financiamento mas constando como ativo diminui o teu poder de pagamento. Se já tens o termo de quitação do banco podes mostra-lo ao banco que esta financiando comprovando que foi quitado para dar continuidade enquanto providencia a baixa.

    abraços

    ResponderExcluir
  47. Boa noite por favor tenho uma duvida q ta me tirando sono sou amaziada tenho 3 filhos 1 deficiente meu marido fez inscricao no mcmv como deficiente por causa do bb meus pais tem 1casa e no ano de89 resolveram por no nome meu e do meu irmao como usofruto deles e fala alguma coisa sobre vitalicio eu kero saber se meu marido for sorteado se ele consegue a casa ja q foi ele qvfez a inscricao mas se sai no nome da mulher sera q essa casa q meus pais tem vai impedi meu marido d pega a casa.moram na casa eu meu marido e 3 filhos 1deficiente meu irma com a mulher 3 filhos minha mae e o marido.sera q a caixa entendera q sendo2 herdeiros na mesma escritura tem condicoes da caixa librea a casa pro meu marido.se nao libera tenho algum direto a recorrer.o financiamento e no nome dos 2 ou d quem fez a inscricao.obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Olá. Se o imóvel tem usufruto vitalicio de teus pais acredito que não haverá problema porque apesar de constar como dona de 50% do imóvel recebido em doação você esta desprovida do direito de usa-lo porque teus pais reservaram para eles o usufruto do bem. Não sou especialista em MCMV mas pelo que pesquisei na internet você como sendo nua-proprietária, isto é, sem poder usar o imóvel, pode adquirir pelo MCMV. Veja o link abaixo.

    No cartório de imóveis poderão te dar mais detalhes.

    http://www.itercred.com/programa-minha-casa-minha-vida/

    abraços

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde Maria,
    inicialmente gostaria de parabenizar pelo blog, pois vi que você posta vários esclarecimentos e retira muitas dúvidas. Vou aproveitar para lhe pedir um esclarecimento:
    Ouvir falar quem tem imóvel pelo PAR não pode adquirir um outro imóvel em seu nome, pois a caixa pode entrar com o processo de reintegração de posse deste imóvel do PAR. Isso é verdade?
    Desde já, agradeço.
    Ney

    ResponderExcluir
  50. Oi Ney, boa noite. Desculpe não teres encontrado material sobre o PAR. Por falta de tempo postagens sobre o assunto aguardam na fila para serem concluídos e publicados e também como não tenho 1005 de conhecimento sobre o PA/r preciso de mais estudos sobre legislação e prática para poder publicar os textos.

    Quanto a tua dúvida: para o banco o que interessa chama-se "dinheiro". Sendo assim o banco não tem interesse em ficar gastando dinheiro com seus clientes. Imagine o banco uma vez ao ano solicitando ao cartório de imóveis uma certidão de propriedade imobiliária de todos os arrendatários do PAR!!! Seria um gasto considerável que nenhum banco gostaria de ter.
    O que quero dizer com isso é que se você paga em dia e reside no imóvel o banco não tem nem interesse em saber de você e portanto não tem também o interesse em retomar o imóvel pago em dia.

    Desconheço retomada por este motivo DURANTE o pagamento do arrendamento. Também não conheço ação judicial relativa a esta situação. Se você vai continuar residindo no imóvel não terás problema enquanto estiver pagando as parcelas. O problema virá depois.

    Li o contrato do PAR e nada diz em relação a ser proprietário de um imóvel durante o uso do arrendamento e retomada por conta disso. Porem ao terminar o arrendamento aí sim terás problema porque para solicitar o direito de comrpa do imóvel arrendado não podes ser proprietário de nenhum outro imóvel, percentual de imóvel ou promissário comprador.

    Quando pagar a ultima parcela do arrendamento terás que solicitar por escrito fazer uso da tua opção de compra do imóvel arrendado. O banco pedirá a certidão negativa de propriedade imobiliária e vai aparecer como "positiva" pois terás um imóvel em teu nome e desta forma terás negado tua opção de compra. Note que o contrato diz claramente "opção de compra " e não "direito de compra".

    Portanto na prática desconheço este tipo de retomada e o contrato nada diz a respeito.

    abraços

    ResponderExcluir
  51. Olá Maria,
    Minha irmã comprou um ap na planta, só que por motivos de renda a compra foi feita em meu nome, não financiou nada com a caixa, está sendo pago diretamente com a construtora e no dia da entrega o imóvel estará quitado. Minhas dúvidas são:
    1 - Este imóvel já está em meu nome ou ficará no momento da entrega?
    2 - Caso não esteja, é possível registrá-lo posteriormente, tem algum prazo ou é obrigado o registro no ato.
    Digo pela fato de que fui chamada para um imóvel do programa minha casa minha vida e se eu tiver algum outro imóvel no meu nome ou de meu marido não serei contemplada, é verdade?

    Agradeço antecipadamente.
    Ariadna

    ResponderExcluir
  52. Oi Ariadna. Infelizmente é verdade, se você ou seu esposo tiverem outro imóvel em nome de vocês não podem fazer uso do beneficio do MCMV concedido a vocês.

    Não ha como você provar que o imóvel foi comprado para tua irmã em teu nome porque a renda dela não era suficiente. As regras do programa habitacional não aceitam, se tem algo em teu nome a única forma de conseguires o beneficio é tirando o imóvel do teu nome.
    A escritura pública será feita quando o imóvel estiver pronto e em seu nome pois é você que consta no contrato.


    Respondendo tuas dúvidas:
    1- sim o contrato esta em teu nome e registrado na matricula do imóvel porque a garantia de pagamento é alienação fiduciária e isso exige registro na matricula.

    2- O contrato esta em teu nome e a escritura futuramente também estará. Quando o imóvel estiver pronto e te chamarem para fazer a escritura poderá fazer uma escritura de compra e venda e cessão de direitos onde transfere para tua irmã imóvel. Paga dois impostos mas uma escritura somente.

    A forma de resolver isso agora é tirar este contrato doeu nome pois eles tem como saber que você comprou um imóvel na planta ou em construção pesquisando nos cartórios pelo teu CPF.

    abraços

    ResponderExcluir
  53. BOA TARDE MARIA,

    FUI CONTEMPLADA PELAS UNIDADES SUB 50 MINHA CASA MINHA VIDA, SÓ QUE ESTÁ DEMORANDO MUITO A REALIZAÇÃO DAS OBRAS E QUERO DESISTIR NÃO QUERO MAIS PARTICIPAR DO PROGRAMA, POIS DEI ENTRADA EM UM FINANCIAMENTO PELO BANCO DO BRASIL SÓ QUE MEU NOME ESTÁ NO CADMUT. COMO FAÇO PARA RETIRAR MEU NOME DO CADMUT?

    ResponderExcluir
  54. Oi Bruna. Lamento te informar que a desistência do imóvel não vai retirar teu nome do cadastro. Ocorre que você foi contemplada e aceitou e portanto seu nome fica eternamente no cadastro para informar a todos que você já foi beneficiada uma vez com um programa habitacional do governo. O objetivo desta informação é informação pois uma vez beneficiado mesmo desistindo não pode ser beneficiado novamente.

    Se vais financiar um imóvel novo ou em qualquer program do governo ou subsidio deste não tem problema pois você pode ter mais de um financiamento se tua renda comportar mas terá que desistir deste financiamento e esperar que esta informação conste no cadastro para fechar o atual negocio.Pode demorar.

    abraços

    ResponderExcluir
  55. BOA NOITE MARIA

    Eu e meu esposo casamos com regime parcial de bens, estamos querendo financiar um apartamento pelo minha casa minha vida,sendo que a renda e do meu esposo,tenho um imóvel no meu nome mas não foi financiado e adquiri quando solteira,será se vai ter algum problema vamos pode participar do programa?

    ResponderExcluir
  56. Olá. Infelizmente vocês não podem comprar um imóvel pelo MCMV porque você já possui um imóvel em teu nome mesmo que anterior ao casamento.
    Ocorre que para comprar a gora quem estará comprando é o casal, não ha como ser adquirido somente pelo teu esposo porque o regime de bens comunica o imóvel com você a esposa e sendo assim ficam impedido de participar do programa.


    http://www.invistaaqui.com.br/Site/minhaCasaMinhaVida

    abraços

    ResponderExcluir
  57. Bom dia!
    Estou amortizando meu financiamento com o Itaú e eles me pediram uma matricula atualizada de um endereço em uma cidade, cujo o imóvel nunca me pertenceu, nem sei onde fica, mas pelo que o banco me disse está em meu nome no CADMUT. Você poderia me ajudar como corrigir isto? Muito obrigado. Renato

    ResponderExcluir
  58. Oi Renato Souza, boa tarde.
    O banco consulta teu nome toda vez que vais usar teu FGTS para a amortizar o financiamento.
    é bem provável que seja um homônimo.
    Eles pedem a matricula porque nela vem o CPF do proprietário e outros dados que comprovam ser outra pessoa e não você.

    Você tem que providenciar a certidão de matricula atualizada que esta arquivada no cartório de registro de imóveis desta cidade e como você nem sabe onde fica, o melhor a fazer é utilizar os serviços do Cartório Postal que providenciará esta matricula solicitada para comprovar que não se trata de você.

    Cadastre-se no link abaixo e eles te enviam o orçamento de quanto irá custar. não é muito barato mas ou você usa o cartório ou vai ter que ir até esta cidade.

    O que estou estranhando é que teu nome no CADMUT acompanha o teu CPF, se fosse um homônimo teria CPF diferente. de qualquer forma o banco só vai liberar a amortização depois de ter certeza desta questão até porque a CEF consulta o Cad e não vai passar com esta dúvida.

    Quando chegar a matricula leve imediatamente ao banco, se for uma fraude com teu nome e dados terás que contratar um advogado. Perdeste documentos alguma vez!!! Se sim, podem ter sido usados mas acredito que seja apenas nomes iguais.

    abraços




    ResponderExcluir
  59. Olá, em 2008 financiei um apto pela caixa fui beneficiada pelo subsidio, agora estou vendendo meu apto e quero financiar uma casa, no simulador da caixa quando informo que já fui beneficiada aumenta o valor das parcelas ou entrada do imóvel que quero comprar, e também prejudica para quem eu quero vender tornando mas caro.
    Quem perde o subsidio ? eu (comprando uma nova casa) ou o comprador do meu apto ?

    Muito Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  60. Olá. O objetivo dos programas sociais na área de habitação é a compra da casa própria e portanto o governo cria mecanismos para evitar a especulação imobiliária onde a pessoa utiliza o subsidio para depois se beneficiar em futura venda. Desta forma, ambos saem perdendo, vendedor por não poder mais fazer uso de nenhum beneficio e o comprador que não poderá fazer uso do FGTS ou subsidio também na compra do teu imóvel. Ambos perdem o direito ao subsídio. O imóvel em questão foi utilizado no programa habitacional e vincula-se ao vendedor/ comprador.

    abraços

    ResponderExcluir
  61. quero pedir ajuda pois meu esposo está com o nome dele cadmultado por ter realizado um cadastro em 1998 pelo munícipio e que depois desistiu pedimos para secretária dar baixa mas só deu local e nunca mais podemos fazer outro cadastro pois está constando que recebemos essa casa e temos como provar que nunca tivemos casa própria moramos de aluguel,me ajude

    ResponderExcluir
  62. Se tivessem recebido a casa e depois aberto mão da mesma não teria o que fazer mas se no caso é como você diz, que fizeram oc adastro mas saíram da lista antes de receber o imóvel então a prefeitura tem que excluir o nome do cadastro.
    a prefeitura tem que dar baixa no cadastro nacional ou então procure um advogado e entre com ação judicial para retirada do nome.

    abraços

    ResponderExcluir
  63. Bom dia,

    Estou com processo de financiamento utilizando o MCMV pelo Banco do Brasil e ontem recebi o contato do meu correspondente informando que meu nome está incluso no CADMUT, devido a um financiamento que fiz em 1999 pelo CONSTRUCARD (materiais de Contruções da CEF), porém este financiamento foi quitado junto a seguradora em 2008 e ontem quando estive na agência da CEF, foi informado que este financiamento já constava quitado no sistema deles pela seguradora e eu deveria entrar em contato com eles, fiz isso logo em seguida e a seguradora enviou um e-mail com o termo de quitação deste débito para a agência, o qual fiquei aguardando e confirmado o recebimento deste pelo atendente da CEF, o mesmo me informou que estaria abrindo chamado pelo seu sistema para esta baixo ocorrer, mas soube informar o prazo que isso leva.... a dúvida que tenho é; quando tempo leva essa baixa ? estou correndo o risco de perder o imóvel ? o que devo fazer para essa baixa ser agilizada ?

    Grato
    Marcos

    ResponderExcluir
  64. Oi Marcos. Pode levar de 10 a 30 dias e tem muita reclamação de pessoas que perderam prazo do imóvel por demora na liberação do cadastro. Não ha como prever o prazo.
    Se a quitação esta com o banco é mais rápido.

    abraços

    ResponderExcluir
  65. Maria Juliana12/03/2014, 22:53

    Olá Maria, estou com um problema e achei seu Blog, pelo qual, desde já a parabenizo. Lendo suas resposta, verifiquei seu conhecimento a respeito de locação. Pois bem, assinei um contrato de locação residencial por 30 meses. No contrato reza que o imóvel foi entregue com "pintura em bom estado de conservação" e como tal deverá ser entregue. A pintura, quando de minha entrada no imóvel, já estava com mais de ano e contestei a vistoria inicial, onde afirmei que a pintura era velha. Todos assinaram. Agora, passado seis anos de locação, a proprietária pretendeu um reajuste abusivo e, diante de minha não concordância, pediu o imóvel e quer que eu a ajude a pintar ou entregue com pintura em "bom estado de conservação". É possível esta exigência? Não há no contrato clausula que eu deva entregar o imóvel com pintura nova, mas sim em "bom estado de conservação" e, a pintura, por terem se passado seis anos está em estado de conservação precário. Devo fazer uma vistoria final particular, já que ela se recusa? Obrigado desde já pelas respostas. Maria Juliana

    ResponderExcluir
  66. Oi Maria Juliana, tens que entregar como recebeu.Bom estado de conservação não é pintura nova e portanto não tens obrigação de devolver o imóvel com pintura nova e esta pintura será considerada como desgaste de uso. A locadora vai recorrer a justiça para questionar a questão. Se não quiseres briga pode acordar pagar as tintas e a proprietária a reforma mas isso é você quem decide. O que um juiz decidiria não tenho como afirmar.
    abraços

    ResponderExcluir
  67. Em 1984 ganhei um terreno do Estado do CE e o material para construção no regime de mutirão financiando pela CEF e COHAB, era casado e me Divorciei tendo vender a casa para dividi, por isso fiquei sem moradia, ha quatro anos estou morando em barracos em um acampamento tentando conquistar minha moradia, me cadastrei no programa MCMV e não conseguir receber o apartamento. Fui na Secretaria das Cidades do Ceará e informaram que meu nome está no CADMUT. Como fazer para receber a minha moradia ou indenização por quatro anos de sofrimento morando em barracos?

    ResponderExcluir
  68. Olá. A pessoa somente pode receber um beneficio do governo para habitação e por isso seu nome e de sua ex esposa sempre ficará no cadastro impedindo que sejas beneficiado novamente.
    Na tua situação temos a venda judicial por motivo de divórcio. neste caso vale a pena consultar uma advogado na defensoria publica do estado para tentar a retirada do nome do cadastro. Acho difícil mas como não sou advogada não posso te tirar as esperanças de conseguir sua casa. abraços

    ResponderExcluir
  69. estou tentando um financiamento de uma casa pelo banco do brasil.ja fazem uns quatro meses que faço a linha pra lá.SÓ agora me disseram q nao vai ser possivel por causa de um financiamento de material de construçao que fiz em 2006 usando o desconto do fgts na caixa economica o qual foi totalmente quitado em dezembro de 2013 e meu nome esta nocadmut ativo.O imovel era em nome da minha mae,o qual ela vendeu em 2008. levei o contrato comprovando q foi material de construçao e também a escritura particular de compra e venda em nome da compradora e mesmo assim nao aprovaram.Gostaria que me tirasse essa duvida pois nao acho isso justo.Por favor me ajude. ANITA

    ResponderExcluir
  70. Oi Anita. Fizeste o financiamento para construção da casa própria utilizando os recursos do teu FGTS, é isso. Tens que solicitar no banco onde fizeste o financiamento a baixa do cadastro porque já esta quitado. Aviso que teu nome continuará no cadastro informando que usaste teu FGTS na compra do material. Para o banco o que importa é que já fostes beneficiada e portanto de nada vai adiantar dizer que a casa era da tua mãe e só poderia te prejudicar pois não podes solicitar o uso do teu FGTS para construir para terceiros, isso é considerado fraude. Se usaste um beneficio do governo não terás direito a novo beneficio e assim se estas tentando financiamento pelo Minha casa minha vida não será aprovado.abraços

    ResponderExcluir
  71. como já usufrui do recurso do FGTS em material de construçao, gostaria de saber se posso fazer um outro tipo de financiamento em que as taxas não sejam tao altas? por favor me diga se existe um jeito pra que eu possa realizar o sonho da casa própria. Obrigado, Anita

    ResponderExcluir
  72. A minha dúvida sobre o financiamento que fiz de material de construção em 2006, é que consta no contrato que foi usado o recurso do FGTS, mais não foi do que desconta um determinado valor da minha conta do fundo de garantia e sim de um outros fundos.GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR O MEU FGTS EM UM FINANCIAMENTO DE UMA CASA USADA, O BANCO DO BRASIL DISSE QUE NAO POSSO, MAIS NAO ACHO ISSO JUSTO JÁ QUE AINDA NAO TENHO CASA PROPRIA.O QUE FAÇO PRA CONSEGUIR UM FINANCIAMENTO? LUCIANA A.T.

    ResponderExcluir
  73. Boa noite maria, quanto a sua resposta sobre o financiamento que fiz para terceiros, na época a corretora que fez todo o processo disse que pra material de construção não era exigido naquela época que o imóvel fosse meu nem em meu nome. Está correto ? anita

    ResponderExcluir
  74. Olá. Se você fez o financiamento do material para construir em terreno da tua mãe e não usou nenhum beneficio do governo, não tem problema. financiamento quitado, imóvel vendido você pode fazer novo financiamento por um programa habitacional, sem problema.
    abraços

    ResponderExcluir
  75. Oi Luciana. Tá estranho isso. Se o BB diz que não podes usar o teu saldo do FGTS teria que já te-lo utilizado em outro imóvel. Procure uma agencia da CEF e solicite o que consta em teu nome e CPF no cadastro do cadmut exatamente. Tenho quase certeza que este financiamento de material é o problema mas sinceramente não sei o que esta acontecendo. só vejo o financiamento do material como problema para a aquisição agora.

    ResponderExcluir
  76. A minha dúvida sobre o financiamento que fiz de material de construção para reforma/ampliação da casa da minha mae em 2006, e consta no contrato modalidade 1008 - CCFGTS(não sei o que significa), mais não foi descontado nenhum valor da minha conta do fundo de garantia alias não foi descontado nada.Eu quitei todo o empréstimo,então agora me cadastrei no programa do MCMV pelo o Banco do Brasil, só que fui informada que meu nome consta no CADMUT. Preparei toda documentação necessária para limpar meu nome, mas estou na dúvida se posso me enquadra nesse programa MCMV, queria muito conseguir minha casa própria, me ajude. Patrícia

    ResponderExcluir
  77. Olá. Agora tá mais clara a informação. Usaste financiamento para material de construção pelo SFH que utiliza recursos do FGTS do trabalhador brasileiro para financiar a casa propria.
    o imóvel em que construiste com o material já foi vendido e o financiamento quitado.
    Nesta situação se não tens mais nenhum imóvel em teu nome podes financiar pelo MCMV mas primeiro tens que tirar teu nome do cadastro. De posse da baixa do financiamento solicite na CEF que seja excluido teu nome.
    abraços

    ResponderExcluir
  78. estou tentando quitar um apartamento do PAR e gostaria de usar o FGTS porem esta constando um outro apartamento em meu nome sendo que eu nao tenho nehum apartamento a nao ser este que quero quitar o que devo fazer

    ResponderExcluir
  79. Oi Vanderlei do Carmo. Provavelmente seja uma pessoa com o mesmo nome que você. Dirija-se a uma agencia da CEF e solicite consulta no cadastro com o número do seu CPF.Se nada constar peça um documento escrito informando nãos e tratar de você.

    Onde você pediu a quitação com o uso do FGTS devem ter te orientado em apresentar uma certidão negativa de propriedade imobiliária que você solicita no cartório distribuidor da sua cidade. Se foi na CEF que te deram a informação terás que buscar esta certidão negativa de propriedade imobiliária no cartoriod e imóveis para provar que não é você porque deve haver algum erro no cadastro.

    Atenção: se és casado e teu cônjuge tem imóvel dependendo do regime de bens você também é dono e aí barra o uso do FGTS.

    abraços

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde,
    Dia 26 de março postei esta mensagem abaixo, para você, e em seguida você me respondeu,fiquei esclarecida. Só que eu estava aguardando uma resposta da CAIXA ECONÔMICA pois levei toda documentação necessária para limpar meu nome do CADMUT, sendo que hoje(08)um funcionário da caixa me ligou e disse que: Uma vez que o nome vai para o CADMUT não sai mais, e também ele me disse que já fui beneficiada pelo recurso, por que fiz esse empréstimo que lhe falei abaixo, disse que o que pode fazer é alterar meu nome de ativo para inativo.Só que nunca possui um imóvel, a única coisa que fiz, foi este empréstimo em 2006(REFORMA/AMPLIAÇÃO MODALIDADE 1008 CCFGTS), para a casa de minha mãe que foi quitado no prazo, o funcionário me disse que já fui beneficiada com este recurso.Me tire essa dúvida se posso ou não participar do MCMV, pois só o que está faltando para a aprovação no B.BRASIL.Patrícia.


    A minha dúvida sobre o financiamento que fiz de material de construção para reforma/ampliação da casa da minha mae em 2006, e consta no contrato modalidade 1008 - CCFGTS(não sei o que significa), mais não foi descontado nenhum valor da minha conta do fundo de garantia alias não foi descontado nada.Eu quitei todo o empréstimo,então agora me cadastrei no programa do MCMV pelo o Banco do Brasil, só que fui informada que meu nome consta no CADMUT. Preparei toda documentação necessária para limpar meu nome, mas estou na dúvida se posso me enquadra nesse programa MCMV, queria muito conseguir minha casa própria, me ajude. Patrícia

    ResponderExcluir
  81. Oi Patricia. Imaginei que ira dar problema porque você utilizou teu nome para fazer um financiamento de material de construção em terreno alheio isto é, no terreno que tua mãe era a dona.
    Uma pessoa não pode fazer financiamento para outra pessoa. Se você faz um financiamento em teu nome para que tua mãe construa a casa dela para o banco tua mãe não existe só existe você. O banco vai considerar que você é dona de um terreno onde construiu uma casa usando financiamento de material de construção. Com o cadastro inativo significa que você já pagou o financiamento e assim o Banco do Brasil vai te pedir uma certidão de propriedade imobiliária que vai afirmar que você não é dona de nenhum imóvel. Com isso o BB vai poder aprovar a tua entrada no MCMV.

    O que estou em dúvida é como você conseguiu financiar material de construção para construir no terreno que não estava no teu nome porque o banco exige o terreno como garantia de pagamento do financiamento e teria que estar em tua propriedade. Ficou esta minha dúvida!!!!!!!!

    O MCMV proibe que você tenha outro imóvel em teu nome. Ele não exige que você nunca tenha tido outro imóvel. O funcionário vai inativar teu CPF e o banco vai te pedir a certidão que falei e é provável que agora passe.

    Quanto ao nome no cadastro o correto é ativo e inativo, entrada e baixa. No popular usamos entrou o nome no cadastro e saiu o nome do cadastro ou seja ficou inativo. forma de falar apenas.

    abraços

    ResponderExcluir
  82. Boa Noite, Amiga

    É muito gratificante suas respostas!Por isso mesmo vou te encomodar mais um pouco tirando outras dúvidas.Eu esqueci de lhe falar o valor do empréstimo que foi apenas de (R$ 4.000,00). Sim e quanto ao empréstimo ter sido em meu nome e a casa ser da minha mãe, na época não me pediram documento nenhum da casa que já era construída o empréstimo foi unicamente para uma pequena reforma, não foi uma construção de uma casa. Por isso mesmo fico encucada, por que foi para uma reforma e não uma construção inteira.O funcionário da CAIXA me disse que já fui beneficiada pelo recurso e ele acredita que minha proposta não vai ser aprovada.
    Não sei se ele tem razão ou se estar mal informado.Algumas pessoas me falam que o funcionário que me atendeu na época pode ter errado.(SERÁ QUE SÓ QUEM FOSSE PROPRIETÁRIA É QUE PODIA PARTICIPAR DESSE EMPRÉSTIMO?)Então sendo assim não acho justo pagar pelo erro que talvez seja da própria CAIXA.

    Grata
    Patrícia

    ResponderExcluir
  83. Oi Patricia. Não vejo na tua situação nada que demonstre que você usou algum beneficio do governo federal, estadual ou municipal. Isso impediria o MCMV na tua compra de imóvel. Você pegou um financiamento ou empréstimo normal e pagou.Você devia ter solicitado a exclusão doc adastro( informar que o valor tinha sido quitado)que é o "inativo" que o funcionário vai providenciar.

    Sendo assim o que esta impedindo o financiamento pelo BB é que no cadastro consta um financiamento para reforma de imóvel ativo. No momento em que aparecer inativo significa que foi quitado porém o BB continuará achando que você tem um imóvel. Como você não tem o correto é que eles te peçam uma certidão negativa de propriedade imobiliária. com esta certidão fica claro que você não tem outro imóvel e se o outros critérios te permitem financiar pelo MCMV o financiamento será aprovado.

    O funcionário se enganou. Quando você é beneficiado com um subsidio do governo ou um imóvel construído pelo governo como o PAR ou o MCMV, você somente pode ser beneficiado uma única vez e é nesse caso que não poderias usar o financiamento pelo BB.
    Acredito que com a inatividade e a certidão tudo vai se resolver.abraços

    ResponderExcluir
  84. Boa noite,

    Estou eu aqui de novo, esse é que é o problema por que o funcionário da caixa me disse que esse empréstimo que fiz é um recurso do governo, por que no contrato tem assim (MODALIDADE 1008 - CCFGTS - AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO PARA REFORMA/AMPLIAÇÃO DE IMOVEIS). Não sei se ele está certo pois acho ele um pouco inseguro sem experiência. Minha maior dúvida é essa por não sei se esse empréstimo na época tinha algum recurso do governo, lembro até que chamavam de CONSTRUCARD pode ser que não seja a mesma coisa, já até fiz uma consulta com um cunhado meu que trabalha na CAIXA ECONÔMICA de outra cidade, só que não é a área dele(imobiliária)mas ele pediu para o colega dele examinar e ele falou que não via problema nenhum para eu participar do MCMV, estou aguardando uma resposta da caixa por que eles lá me disseram que só no fim do mês(abril) que meu nome será alterado para inativo.Estou comedo de perder a casa pois já faz tempo que estão me aguardando.
    Pense em uma coisa difícil, pois sempre procurei fazer as coisas certas, gosto muito de cumpri com minhas obrigações e mesmo assim não consigo minha casa própria. Muito obrigada pelas orientações.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  85. Oi patricia. Não acredito que seja beneficio do governo, é um valor muito baixo e quando o governo beneficio é em nome da pessoa ou seja teria que usar no teu terreno e não em terreno de tua mãe. Continuo achando que o problema é só porque a conta esta como ativa. Quanto ao imóvel tente conversar com os vendedores para que eles aguardem porque se surgir oferta melhor eles vão desistir. Engraçado que eles te inserem no cadastro e depois não tiram, acho que cabe uma ação de danos nesse teu caso. abraços

    ResponderExcluir
  86. Bom dia, gostaria, de saber estou fazendo um financiamento pelo banco do brasil pelo programa minha casa minha vida, e esta constando meu nome no cadastro do cadmut, de uma casa que nunca foi minha, essa casa minha irmã colocou em meu nome, só que já esta quitada e transferida no nome dela isso vai influenciar no meu financiamento

    ResponderExcluir
  87. Oi Marcio, vai depender do tipo de financiamento que fizeste. Se já esta quitado e transferido para o nome da tua irmã e o cadastro esta como inativo, o banco vai te pedir uma certidão negativa de propriedade imobiliária e o financiamento prossegue mas se o cadastro esta ativo ou esse financiamento foi com algum beneficio do governo será negado.
    abraços

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde, gostaria de saber, fui sorteado no programa minha casa, minha vida, FUI NEGATIVADO, pelo que segue, a)em 84 adquiri um apartamento da Cooperativa Habitacional dos Comerciários de Ribeirão Preto; b)o imóvel foi hipotecado pelo credor Associação e Poupança e Empréstimo Família Paulista,c) houve caução ao BNH; d)cessão de crétido para Família Paulista Crétido imobiliário s/a; e) cessão de crédito para a CEF; f) em 2002 a dívida foi quitada em 2003, o imóvel foi vendido: PERGUNTO, FUI negativado : motivo cadmut e siaci; procede tal exclusão; grato, Paulo Fernando

    ResponderExcluir
  89. Olá HP consultoria - Paulo Fernando. somente uma única vez a pessoa pode ser beneficiada por um programa habitacional de governo seja este municipal, estadual ou federal.
    Em 1984 recebeste este beneficio através de um programa habitacional cooperativado. Se esta cooperativa construiu com parceria do governo municipal, estadual ou federal isto é, era um programa habitacional do governo, foste beneficiado e não podes receber novo beneficio do governo mesmo tendo vendido o imóvel.

    Como não sou de SP não consigo identificar que tipo de beneficio governamental recebeste quando compraste este imóvel mas a principio entendo que foi via prefeitura ou governo do estado de SP já que as cooperativas tem estes convênios e se for o caso não conseguirás financiar em teu nome pelo MCMV que também é um programa de governo e como disse você só pode ser beneficiado uma única vez.

    Ha casos em que o imóvel vendido não foi recebido por programa de governo mas contas como "ativo" no cadastro porque não foi informada a quitação e neste caso tem que inativar o cadastro informando a quitação e depois buscar certidão negativa de propriedade imobiliária no cartório de imóveis para provar nãos e mais dono do imóvel.

    Acredito que tua situação seja a primeira já que envolve cooperativa. Nesse caso somente podes fazer o financiamento normal.

    abraços

    ResponderExcluir
  90. Fui até uma agência da Caixa para pedir a retirada dos registros no cadmut feito pela própria CEF (contratos que fiz com ela, e que já foram liquidados hà anos) e o funcionário disse que não tem como retirar. Por favor o que eu faço?

    ResponderExcluir
  91. Fui até uma agência da Caixa para pedir a retirada dos registros no cadmut feito pela própria CEF (contratos que fiz com ela, e que já foram liquidados hà anos) e o funcionário disse que não tem como retirar. Por favor o que eu faço?
    Wilians Silva

    ResponderExcluir
  92. Olá Maria Angela, obrigada pela oportunidade. Gostaria se possível de um esclarecimento.
    Em 1994 adquiri um apt. sendo financiado parte pela construtora e parte pelo extinto banco Banespa. Em julho de 1999 o imóvel foi adjudicado ao banco, ou seja, não consegui pagar e banco o pegou de volta. Agora faço parte de uma associação de Sem Teto, estou no projeto há 5 anos, através do programa MCMVentidades compramos o terreno e os nomes das famílias contempladas nesse projeto foi ra cx.federal. O meu voltou por consta no CADMULT.
    Pergunto: Como faço para obter essa exclusão uma vez que não consegui ficar com o imóvel?
    Porque meu nome consta desse cadastro se não fiz finc. com o governo, fiz com o bco.
    Como era pelo Banespa foi ao Santander e eles me informaram que quem tem que fazer essa baixa do cadastro seria a cx. federal.
    Como faço, pois as agencias da cx que fui buscar informação desconhecem totalmente esse cadastro.
    Gostaria de saber também;se é como dizem que o nome NUNCA sai do cadastro e por isso não posso ter outro financiamento, tentar outra vez, veja naquela época eu tinha uma outra condição de vida, isso quer dizer que o governo me CONDENA a pagar aluguel o resto da vida? Pois com relação aos outros pré requisitos me enquadro no Programa MCMVEntidades, sem contar que foram cinco anos de luta.
    Você que conhece bem esse assunto, porque é tão difícil e misterioso esse CADMULT. Onde,(lugar físico)temos que ir pra provar nossa inocência.Tenho que contratar um advogado?
    Maria Ângela me perdoe o desabafo, mas estou muito inconformada,desesperada,triste,chateada, não sei o que fazer.
    O desespero é ainda maior porque não temos a quem e a onde recorrer. Socorra-nos por favor.
    Desde já sou grata pelo que aqui for feito.
    Lucimar

    ResponderExcluir
  93. Oi Ester Rossi. O mais impressionante é você ter ido a agencias da CEF e eles desconhecerem a existência do cadastro nacional de mutuários que é o cadastro de todas as pessoas que compram imóveis financiados com bancos. Abaixo o link do mesmo no site da CEF. Na CEF você tem que se dirigir ao setor de habitação visto que os funcionários de ponta podem desconhece-lo mas não deveriam.

    https://www.sicdm.caixa.gov.br/cadmut/login_internet_form.do

    È bem provável que teu cadastro tnha sido negado porque você ficou inadimplente com o Banespa isto é, você fezx o financiamento e perdeu o imóvel por falta de pagamento. Sendo assim no cadastro o financiamento já pode ter sido baixado pois o imóvel foi repassado e a divida quitada porém teu CPF fica ativo porque você foi considerado devedor. Se deveu uma vez pode dever outras. A cEf é um banco em que os recursos emprestados para financiamento vem das contas dos trabalhadores como FGTS e poupança. Uma vez que você fique devendo para um banco é bem complicado depois conseguir novo financiamento.
    É o único motivo que vejo para que tua inscrição tenha voltado mas de qualquer forma tens que primeiro verificar se é isso mesmo.

    Uma vez com o nome no cadastro sempre ficará no cadastro. Quando você quita um financiamento teu nome é excluído isto é, o banco da baixa do teu CPF por quitação. Quando você não paga ou recebe beneficio do governo teu nome fica ativo e não há como inativa-lo. Porque isso ocorre! porque como qualquer credor os bancos não são obrigados a oferecer crédito para quem um dia ficou devendo para eles e porque nos projetos habitacionais do governo só se pode ter o beneficio uma única vez.

    Podes e acho que deves consultar um advogado mas sinceramente não conheço alguém que tenha conseguido reverter nos casos de inadimplência e retomada do imóvel financiado. a primeira coisa que tens que fazer é procurar o setor de habitação de uma agencia da CEF e solicitar o que diz exatamente teu cadastro já que este link que coloquei quase nunca funciona. Tens que saber se estas ativo isto é o banco não deu baixa ou inativo mas com restrição por ter perdido o imóvel. Nem sempre eles respondem. abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  94. Elton Luiz Tavares01/05/2014, 11:50

    Olá Maria. A 19 anos comprei uma casa do BNH financiado pela CAIXA e transferi para o meu nome, algum tempo depois vendi por instrumento particular e o novo dono quitou em 2003. Agora, morando em outra cidade, posso ser beneficiado em um programa do governo e descobri que meu nome consta do CADMUT. Procurei uma agência da Caixa na minha cidade e o funcionário disse que, mesmo estando quitado o financiamento, uma vez o meu nome no CADMUT ele não pode ser retirado. Eles são obrigados a fazer a exclusão? O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  95. Oi Elton Luiz.
    O banco não tem como saber que as pessoas fazem compra e venda por contrato particular. A única forma de saberem é quando são comunicados.

    Quando a pessoa compra utilizando qualquer beneficio concedido pelo governo seja ele municipal, estadual ou federal o nome fica no cadastro para sempre constando como beneficiado por programa habitacional porque este beneficio é concedido somente uma única vez para a pessoa.

    Se a compra na época foi de um imóvel proveniente de projeto habitacional do governo não vai conseguir comprar pelo MCMV porque já fostes beneficiado e o governo não beneficia as pessoas para que estas se desfaçam do bem, por isso a exigência de o beneficio ser concedido uma única vez.

    O teu nome no caso tem que ser inativado ou seja constar que o financiamento foi quitado. Se a compra pelo BNH não foi de projeto habitacional do governo e o imóvel foi oficialmente transferido para o nome de quem quitou a certidão de matricula via provar que não és mais dono e resolver a questão.

    Se essa compra foi de projeto habitacional do governo isto é, o governo construiu o imóvel que você comprou esqueça, não vai conseguir o MCMV porque já fostes beneficiado.
    Vale sempre consultar um advogado. abraços

    ResponderExcluir
  96. olá, eu tentei financiar um apto na caixa e meu nome apareceu nesse CADMUT, um tempo atrás eu comprei um terreno e fiz um financiamento de material de construção mas paguei tudo, vendi o terreno só que não tem escritura, só um contrato de venda do imóvel, como faço pra tirar do meu nome e conseguir financiar um apto?
    Grata, Deise

    ResponderExcluir
  97. Oi Deise Staller.
    Deves estar tentando financiar um imóvel por projeto habitacional do governo como Minha Casa minha vida para terem barrado o teu financiamento porque se quitaste e tens ou não outro imóvel não impede só impede se busca um dos programas governamentais.
    Tens que provar junto ao banco que não és mais a dona do imóvel ou passando a escritura pública ou com o contrato de compra e venda mas eles dificilmente aceitam o contrato porque pode ser fraudado.
    Se o Cadastro esta com o financiamento ativo deve ser dado baixa para inativo por quitação. a CEf te fornece a lista de documentos.
    abraços

    ResponderExcluir
  98. Obrigada, Angela. É exatamente isto, eu levei o contrato mas eles não aceitaram e lá consta como ativo; a pessoa que comprou não fez a escritura porque é caro né? mas muito obrigada pelas informações, waleu mesmo.
    P.S: Quer dizer que se eu quiser financiar uma casa sem ser programa do governo eu posso?

    ResponderExcluir
  99. Oi Deise. dificilmente eles aceitam porque contrato particular pode ser fraudado.
    Não recomendo que deixe o imóvel em teu nome é um risco. Se esta pessoa que comprou deixa de pagar o IPTU o teu CPF é que vai parar na divida ativa da prefeitura e SPC e SERASA. Recomendo que faça um esforço para que o comprador faça a escritura.Pode ficar bem mais caro para você depois se algo acontecer.

    Quanto ao financiamento se não for pro programa dos governos podes sim fazer até mais de um desde que tua renda comporte o pagamento. Apenas tenha certeza que no cadastro o financiamento antigo já consta como quitado.

    abraços

    ResponderExcluir
  100. Boa noite,Maria Angela

    Em 09 de abril, postei esse comentário abaixo para você, isso só pra você saber do que se trata e eu não ter que lhe contar toda estoria novamente. Então como comentei lá em baixo fiquei aguardando uma resposta da CEF , para meu nome ficar inativo no CADMUT e a mesma pediu para o BB rodar meu processo só no começo de maio, quando é agora o funcionário do BB me falar que o processo foi reprovado novamente por que meu nome continua no CADMUT, então estou muito revoltada, pois nunca tive uma casa em época nenhuma da minha vida, tenho meu nome limpo e mesmo assim não consigo minha casa própria por um erro da CEF, o gerente da mesma me falou quando foi feito o empréstimo para a casa da minha mãe usaram meu CPF em vez do dela, então significa que foi um erro da CEF. Mim oriente o que devo fazer, pois quero limpar meu nome.
    ------x----x-------
    (Estou eu aqui de novo, esse é que é o problema por que o funcionário da caixa me disse que esse empréstimo que fiz é um recurso do governo, por que no contrato tem assim (MODALIDADE 1008 - CCFGTS - AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO PARA REFORMA/AMPLIAÇÃO DE IMOVEIS). Não sei se ele está certo pois acho ele um pouco inseguro sem experiência. Minha maior dúvida é essa por não sei se esse empréstimo na época tinha algum recurso do governo, lembro até que chamavam de CONSTRUCARD pode ser que não seja a mesma coisa, já até fiz uma consulta com um cunhado meu que trabalha na CAIXA ECONÔMICA de outra cidade, só que não é a área dele(imobiliária)mas ele pediu para o colega dele examinar e ele falou que não via problema nenhum para eu participar do MCMV, estou aguardando uma resposta da caixa por que eles lá me disseram que só no fim do mês(abril) que meu nome será alterado para inativo.Estou comedo de perder a casa pois já faz tempo que estão me aguardando.
    Pense em uma coisa difícil, pois sempre procurei fazer as coisas certas, gosto muito de cumpri com minhas obrigações e mesmo assim não consigo minha casa própria. Muito obrigada pelas orientações.)

    Muito grata
    Patrícia

    ResponderExcluir
  101. Oi Patricia. Infelizmente vais ter que contratar um advogado para tentar uma solução e isso costuma ser comum em se tratando da CEF pois eles tem um rigor tão grande em relação a este tipo de assunto que dificilmente vais conseguir uma solução amigável se não deu resultado até agora.
    O banco é muito demorada em relação a resolver problemas com este cadastro. A tua inclusão foi correta pois se pegou financiamento é obrigatório constar porém já não devias estar inativa constando como pago e a informação de que o imóvel não é teu. Só um advogado vai poder te ajudar.
    abraços

    ResponderExcluir
  102. Boa Noite Maria Ângela

    Graças as suas orientações, fui hoje na CEF com seus comentários impressos e conversei bastante com o gerente e consegui um papel impresso com o meu nome já INATIVO, só que um dos funcionário me disse que eu não me enquadro nesse processo MCMV, por que já fui beneficiada pelo subsídio do governo, não importa para quem foi feito o empréstimo, mas foi usado o meu CPF, mesmo assim levei este mesmo papel para o BB, e o rapaz do BB, disse que iria justificar como foi feito realmente o empréstimo e que eu não tinha tido nenhum beneficio.Então eu queria que mais uma vez você mim dissesse se eu me enquadro ou não no MCMV? Por que caso contrario vou partir para outra coisa, pois vai fazer mais de ano que tento conseguir uma casa por esse financiamento.
    Desde de já lhe agradeço, pois você tem me ajudado bastante, te elogio muito por ser essa pessoa caridosa, que Deus lhe conserve assim.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  103. Esses funcionários da CEF gostam de complicar. Esse financiamento que você fez esta pago, graças ao além a CEF te deu a quitação e inativou o cadastro e não existe nenhum imóvel em teu nome. Nunca fizeste uso de qualquer beneficio de governo seja municipal, estadual ou federal como por exemplo imóvel do PAR. Portanto até aqui não tem motivo para não teres teu cadastro no MCMV aprovado. È bem provável que o banco te peça uma certidão negativa de propriedade imobiliária junto com toda a tua documentação e até uma declaração de tua mãe. a certidão prova que o imóvel não é teu. Até aqui não tem porque o banco não aprovar tá tudo ok.Se tua renda ficar dentro do previsto vai dar certo.

    abraços

    ResponderExcluir
  104. Boa noite Maria,

    Gostaria de saber se consigo tirar o meu nome do CADMUT, pois hoje quitei a casa junto à CEF e preciso financiar outra em meu nome pelo programa MCMV, a casa que quitei é em outra cidade e financiei à época para minha mãe morar, ela mora na casa até hoje. Se eu realizar um termo de doação da residência para ela eu conseguirei tirar a residência do meu nome e retirar o nome do CADMUT para financiar uma residência para mim?

    ResponderExcluir
  105. Oi Luciano. Providencie em primeiro lugar a solicitação para que teu nome seja inativado no cadastro. ao mesmo tempo você pode providenciar a doação para tua mãe do imóvel quitado. A doação não pode ser por contrato particular, obrigatoriamente tem que ser por escritura pública registrada na matricula deste imóvel. doação pura e simples sem reserva de usufruto para você.

    Após todo este procedimento você poderá tentar a compra financiada pelo MCMV.

    Sendo assim providencie junto a CEf o termo de quitação do financiamento que deverá ser levado para registro na matricula do imóvel por você e assim liberar o gravame de garantia por alienação fiduciária e ao mesmo tempo solicite que a CEF inative teu cadastro. Após tudo isso faça a doação para tua mão e depois do registro da escritura solicite uma certidão negativa de propriedade em teu nome e assim poderá pleitear o MCMV.

    abraços

    ResponderExcluir
  106. Olá, prezada Maria.
    Fico grata por encontrar em minha frente uma pessoa tão atenciosa como vc. Tenho uma dúvida com relação ao financiamento pelo MCMV.Em março do ano passado assinei um contrato c a CEF para comprar um imóvel na planta, iria me casar, mas por motivos pessoais eu não poderia mais dar andamento ao financiamento e desisti do mesmo, assinei rescisão com a construtora, isso um (1) mês depois de assinar o contrato c a CEF.Enfim, não tenho imóvel registrado em meu nome, no cartório está tudo certinho, até solicitei uma ônus reias. Agora em junho de 2014, tentei comprar um apto, novamente pelo MCMV e meu nome está ativo no cadastro dos mutuários. O que fazer nesta situação, se na ocasião a construtora, que mediava toda situação, não colocou que não poderia mais do MCMV? E o meu FGTS até voltou p "minha cta"...
    Desde de já, obrigada pela atenção mais uma vez.
    Cristiane Reis.

    ResponderExcluir
  107. Olá Maria boa tarde! O blog é muito esclarecido e fácil linguagem! Até que enfim conseguimos alguma informação fidedigna na net. Por favor, estou com uma dúvida. Há anos atrás (2004) tive um imóvel pelo projeto PAR -Programa da Cohab em Curitiba - PR. O imóvel foi vendido há algum tempo atrás, e solicitei a exclusão do meu nome do contrato por meio de Solicitação de Exclusão do Nome do Contrato, um documento padrão da CEF. Hoje divorciada, estou tentando um novo financiamento pela CEF, e fui informada que se houvesse o nome no cadastro do CADMUT não teria o subsidio do governo. Entretanto ao consultar o Cadmut a resposta é (100 - NÃO HÁ CONTRATOS DO AGENTE ). Esta resposta significa que meu nome não está no cadastro neste órgão? Logo entendo que está liberado para financiamento normalmente. O imóvel se encaixa no MCMV, e o despachante fará o processo por este caminho.
    A duvida é, se foi feito a exclusão do meu nome do contrato, ele continua no CADMUT, ou esta msg é algum erro de sistema?

    Desde já agradeço,

    Luciane Fabricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane passa .o número .Do. CADMUT para. Mim é. Urgente. Me chamo. Ana


      Excluir
  108. Boa tarde
    Maria Ângela

    (ESSE COMENTÁRIO FOI FEITO DIA 03/06/14 E VOCÊ RESPONDEU, ESTAVA INDO TUDO CERTO, ATÉ O VALOR DE UMA TAXA JÁ FOI DEBITADO NA MINHA CONTA, SÓ QUE PARA FINALIZAR O PROCESSO O B.B PRECISA DE UMA DECLARAÇÃO DA CEF DIZENDO QUE NÃO CONSTA NENHUM IMÓVEL PELA CEF EM MEU NOME E O GERENTE ESTÁ SEM SABER FAZER, VOCÊ PODERIA ME PASSAR UM MODELO, ISSO SE VOCÊ TIVER, POR QUE DAI EU LEVARIA PARA ELE, ENTÃO NÃO TERIA COMO NÃO FAZER, MAIS UMA VEZ ESTOU PRECISANDO DA SUA AJUDA, MEU E-MAIL (sandpatys@hotmail.com).

    Grata
    Patrícia

    Graças as suas orientações, fui hoje na CEF com seus comentários impressos e conversei bastante com o gerente e consegui um papel impresso com o meu nome já INATIVO, só que um dos funcionário me disse que eu não me enquadro nesse processo MCMV, por que já fui beneficiada pelo subsídio do governo, não importa para quem foi feito o empréstimo, mas foi usado o meu CPF, mesmo assim levei este mesmo papel para o BB, e o rapaz do BB, disse que iria justificar como foi feito realmente o empréstimo e que eu não tinha tido nenhum beneficio.Então eu queria que mais uma vez você mim dissesse se eu me enquadro ou não no MCMV? Por que caso contrario vou partir para outra coisa, pois vai fazer mais de ano que tento conseguir uma casa por esse financiamento.
    Desde de já lhe agradeço, pois você tem me ajudado bastante, te elogio muito por ser essa pessoa caridosa, que Deus lhe conserve assim.

    ResponderExcluir
  109. Boa Noite Maria Ângela. O meu nome é Dijalma e pelo que li no seu blog tenho o mesmo problema de 90% dos demais cidadãos Brasileiros. O terrível CADMUT...
    Vamos lá. Comprei uma casa financiada pela CEF sem o uso de benefícios do Governo (a casa era usada) em Rio Branco-AC em 2010. Em 2012 vendi por precisar mudar para Campina Grande-PB. Vendi a casa para um comprador que financiou também sem benefícios do governo (valor acima do teto minha casa minha vida). O saldo devedor do meu contrato com a CEF foi quitado com o valor financiado pelo cliente que me comprou. No contrato da caixa do financiamento dele consta a quitação do meu saldo devedor. Tudo registrado no cartório de Rio Branco. Hoje moro em Campina Grande e preciso financiar uma casa pela Minha Casa Minha Vida. Fui informado que meu nome esta no CADMUT. Estou com muita pressa, pois, não posso perder o imóvel e nem continuar pagando aluguel (prejuízo). Consultei o CADMUT pelo link e veio à mensagem 100 (NÃO HÁ CONTRATOS DO AGENTE). O que significa? E não posso ir a Rio Branco. Posso tratar por telefone com a CEF de Rio Branco para retirarem meu nome do CADMUT? E Quanto tempo isso demora?

    ResponderExcluir
  110. Oi Djalma, desculpe a demora, dia tumultuado. Vendeste a casa que foi passada para o nome do comprador então a única coisa que tens que fazer é solicitar que a CEF retire teu nome do cadastro visto que não tens contrato ativo(nº 100) e se o banco comunicou que teu nome esta no cadastro a CEF não deu baixa da quitação do imóvel. Já te aviso que não conseguirás que seja rápido, pode sim demorar. Procure uma agencia da CEF aí na tua cidade e solicite a exclusão do teu nome. Eles vão te pedir a escritura ou registro e terás que usar o cartorio online. abraços

    ResponderExcluir
  111. Maria, boa tarde!
    Há 4 anos fiz a aquisição de um apto usado utilizando o FGTS como entrada, há 6 meses fiz uma amortização novamente utilizando o FGTS para diminuir o valor da parcela. Essa última operação por ter sido recente, impede que eu venda o imóvel para um comprador que queira utilizar também o FGTS? se sim, quanto tempo terei de carência para vender o imóvel para que o comprador possa utilizar também o FGTS? Desde já parabenizo pelas excelentes respostas dadas aqui no seu blog, você disse que não trabalha na CEF (mas deveria, rsrsrs) como precisam de pessoas com tal conhecimento lá...
    Abs
    Roni Diniz

    ResponderExcluir
  112. Oi Roni, boa noite. O comprador pode usar o FGTS dele somente após 03 anos de cada negociação sua em que o fundo foi utilizado. Assim se você baixou o fundo para amortizar há 06 meses terá que aguardar mais 2 anos e meio para poder vender a um interessado que também queira utilizar o fundo. O prazo começa a contar pela data em que teu fundo foi liberado para o uso na amortização(data da ultima negociação).
    Sempre que precisar algo sobre este assunto procure a agencia central da CEF setor de financiamento imobiliário, eles tem mais informações que os funcionários das agencias de bairro.

    abraos

    ResponderExcluir
  113. Gostaria de saber tem como minha esposa financiar pelo minha casa minha vida? porque nos fizemos um financiamento em 2010 em meu nome porém vendemos o imóvel. Queria saber se conseguimos descontos nas taxas de juros financiando através do nome dela? obs: casados parcial de bens

    ResponderExcluir
  114. Olá Se já venderam o imóvel pode financiar mas se venderam por contrato particular não vai ser possível porque o imóvel continua em nome dela e pelo regime de bens do casal.

    abraços

    ResponderExcluir
  115. Maria como faço para acessar o CADMUT ? Qualquer pessoa tem acesso ao CADMUT? Como faço para pesquisar em nome de outra pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Você tem quw fazer teu cadastro no site da CEF e só pode consultaar a tua sotuação, de outros não. Nem sempre o site funciona. Ainda não testei o site novo. Abraços.

      Excluir
  116. Boa tarde Maria Angela,

    Estou com um problema , com ao financeira Ecomonisa, quitamos um imóvel que meu noivo comprou em 2004 utilizando o PSH, nesse período não existia o programa MCMV, então o financiamento foi feito com o subsidio desse programa porem sem utilizar o FGTS. Quitamos o imóvel em janeiro de 2015, ao entrar em contato com a ecomonisa para q retire o nome que consta como aivo, eles informaram que mandam essa informação para CEF apenas uma vez por mês que no mês de fevereiro já passou, porem paguei ainda em janeiro. qual o prazo legal pra retirada? Poderemos usar o FGTS para entrada, tendo em vista que ele nunca foi utilizado, e o MCMV que surgiu em 2006? estamos desesperados, pq corremos o risco de não conseguir por causa do cadastro no cadmut ainda esta ativo? já pedi a certidão de ônus e negativa do nome do meu noivo no cartario, pois o imóvel ainda não foi escriturado, porem esse imóvel e o que consta no cadmut... me ajude .. agradeço

    ResponderExcluir
  117. Preciso as sua ajuda e no seu blog vi que é muito prestativa
    Era arrendatária do plano PAR e encerrei o contrato no dia 27/09/2008, fiquei somente um ano com o imóvel, por ser muito longe do meu trabalho e família, devolvi justamente para o meu nome não ficar vinculado á caixa, mas estou tentando financiar outro pelo plano minha casa, minha vida e meu nome está constando no CADMUT, segundo a agencia que estou tentando financiar, tem como excluir o meu nome por que não me beneficiei do financiamento, segundo eles, seria bastante burocrático, mas não tem problema se der trabalho, por que é a única forma de conseguir adquirir meu imóvel, sem esse plano não vou conseguir, mas segundo a caixa não tem como excluir.

    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  118. OLÁ, PRECISO SABER O SEGUINTE:NO ANO DE 2012 FINANCIEI UM APARTAMENTO E TIVE DIREITO A UM SUBSÍDIO DO GOVERNO, ESSE FINANCIAMENTO FOI EM BELÉM DO PARÁ, SÓ QUE, AINDA NÃO SAIU DOCUMENTAÇÃO DO CARTÓRIO, ISTO É O HABIT-SE AINDA NÃO FOI LIBERADO, TANTO É QUE AINDA NÃO PAGO AS PARCELAS.RECEBI AS CHAVES, MEU FILHO MORA NESSE APARTAMENTO, EU MORO ATUALMENTE EM DOURADOS(MS), FUI SORTEADA NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, E GOSTARIA DE SABER, SE MESMO COM O SUBSÍDIO EM BELÉM DO PARÁ, EU CONSIGO ESTE NOVO FINANCIAMENTO, QUE FOI FEITO INSCRIÇÃO NA PREFEITURA.MINHA CERTIDÃO DE IMÓVEIS SAIU NEGATIVO.TENHO CHANCES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A certidão de imóveis saiu negativo mas quando a prefeitura for consultar o CADMUT que é um cadastro nacional, vai constar que você tem imóvel em teu nome e utilizou o subsidio e vais perder este imóvel do MCMV que se é via prefeitura é para habitação social e a regra principal é não poder ter outro imóvel em teu nome seja em que cidade for e não poder ter sido beneficiado com qualquer programa de governo.
      abraços

      Excluir
  119. Boa noite!Meu nome é Anderson e tenho uma dúvida.Minha esposa foi convocada para receber uma casa da COHAB,eu tenho um construcard em meu nome que usei para reformar a casa do meu pai,ainda faltam 9 parcelas para quitar,gostaria de saber se meu nome vai constar no CADMUT e se pode dar algum problema pra ela ja que vou entrar como cônjuge no processo de aquisição do imóvel,mesmo que o imóvel beneficiado não está no meu nome e o fiz antes de conhecer ela e antes dela fazer a inscrição!Não temos imóvel em nosso nome será que só esse construcard dá problema?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson. Vai constar seu nome no Cadastro com financiamento ativo e vai dar problema. Se a casa Cohab é por programa habitacional de governo sua esposa vai ter o direito de receber a casa barrado. Tens que comprovar que o imóvel não é seu e o financiamento foi tirado em teu nome para beneficio de teu pai. O problema é que não se pode tirara financiamento para terceiros e assim podem perder essa casa. Providencie junto com a documentação a matricula do terreno que esta em nome de teu pai e uma declaração sua com firma reconhecida em cartorio afirmando que retirou o financiamento em teu nome para ajudar teu pai a construir a casa dele declarando que não tem nem nunca teve a propriedade de nenhum imóvel. teu pai também faz uma declaração informando ser o atual proprietário do terreno e principal pagador das parcelas financiadas em teu nome. Não garanto que resolva mas o que não podes é esconder porque o cadastro é consultado. abraços

      Excluir
  120. Ola sou mutuaria da Cohab pelo programa minha casa minha vida e quero saber se posso financiar um imóvel em outra cidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, a principio nada te impede se for financiamento sem uso do FGTS ou qualquer outro subsidio do governo. O que pode te impedir é tua fonte de renda não ter capacidade para comportar dois financiamentos pois a parcela de ambos somadas não poderá passar de 30% de tua renda mensal. Financiando junto a CEF é provável que eles te neguem o financiamento sem justificar porque.
      abraços

      Excluir
  121. Boa tarde. Por favor, me informe a partir de quando para de contar o aluguel que tem seguro fiança- é com a entrega das chaves ou com os reparos concluídos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, durante os reparos no imóvel locado é permitido cobrar aluguel, portanto o mesmo cessa com os reparos concluídos independente de você ter retomado as chaves para a reforma ou ter sido feita pela seguradora. abraços

      Excluir
  122. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  123. Boa noite Maria, meu nome é Valmir, tenho uma duvida, eu ainda ñ tenho imovel, más à alguns anos atras eu quis ajudar um amigo pra fazer um financiamento minha casa minha vida, ele tinha uma casa da cohapar no contrato em seu nome, foi transferido o contrato pro meu nome e em seguida quitado e escriturado em meu nome, esse imovel hoje já foi tranferido de volta pro mesmo, mas o meu nome ficou constando no cadastro do cadmut, é possivel ou seja,eu consigo tirar meu nome do cadmut para fazer um financiamento minha casa minha vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valmir Alves dos Santos.
      Infelizmente e lamento muito dizer, não não é possível.
      Para ajudar seu amigo você se prejudicou e não adianta entrar judicialmente tentando provar que o imóvel nunca foi seu porque não é apenas uma questão de lei, temos também a questão prática e normativa.

      Uma vez que a pessoa tenha sido beneficiária de um programa habitacional de governo, ela não poderá ser beneficiada novamente mesmo que tenha se desfeito do imóvel. O beneficio social visa a aquisição da casa própria para quem não tem condições e assim uma vez que tenha sido beneficiário e passado adiante o imóvel entende-se que melhorou de vida ou abriu mão do beneficio e portanto a lei veda que seja novamente beneficiário.

      Fizeste uma boa ação para um amigo e agora não poderá usar o MCMV.
      Lhe será negado o beneficio por já ter recebido uma vez e não adianta provar que não era seu porque ainda vai ter a questãod e ter fraudado o contrato em favor de quem não seria aprovado. Lamento.
      abraços

      Excluir
  124. Boa noite! Moro em apartamento da CDHU desde o ano de 2003, que adquiri com contrato de gaveta devidamente assinado e tenho procuração pública onde consta que paguei pelo apartamento dos antigos donos que desde então moro. Porém não consigo passar para o meu nome porque em 1995 fiz um financiamento pela caixa economica para adquirir um apartamento mas não continuei e a caixa leiloou este apartamento. agora meu nome conta no CADMUT por esse motivo não posso passar o meu atual apartamento para o meu nome, Gostaria de saber se tenho como excluir meu nome do CADMUT e poder dar sequencia com a CDHU, já que o imóvel que financiei era particular e não de programa do governo.
    Me oriente por favor. Obrigada ma.jar@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronalt Junior J M
      Não vais conseguir passar para o teu nome, só depois da quitação e mesmo assim talvez precise entrar na justiça.
      Fizeste financiamento com banco do governo e não pagaste ficando como devedor e é isso que te impede de passar o imóvel para o teu nome. De qualquer forma teu nome deveria estar fora Doc adastro pois a divida já foi quitada. ele só fica no cadastro se o valor do leilão não foi suficiente para cobrir o débito aí não há o que fazer.
      abraços

      Excluir
    2. Obrigado pela ajuda, estou com muito medo de perder meu apartamento vou ver se consigo passar par o nome do filho mais velho. Será que depois de quitado e com a escritura eu posso novamente recorrer e passar para o meu nome? Então o Cadmut sempre será um impecilho na hora de fazer qualquer financiamento certo? Será que adianta eu contratar advogado agora para tirar meu nome do cadmut, ou é melhor eu passar para o nome do meu filho e depois de quitado correr atrás? Estou sem ação, muito preocupado com isso tudo. Muito obrigado

      Excluir
  125. Boa tarde, iniciei um processo de compra de um apartamento a quase dois anos; como não deu certo, até hoje ainda não sei porque, aguardei o cancelamento por um uns sete meses. Encontrei outro e iniciei o financiamento, descobrindo que o referido aptº constava como meu e o nome no Cadmut, então solicitei ao BB por diversas vezes enquanto dava andamento no financiamento, fui informada que não poderia utilizar o FGTS, nem o programa minha casa minha vida e também me pediram o registro no cartório de imóveis. Como era um bom negócio não queria perder dei continuidade a transação, aumentando o valor de entrada e das parcelas, acreditando que havia sido cancelada como o banco me respondeu, levantei a documentação para amortizar amortizar a dívida descobrindo que não posso fazer, pois a situação ainda não foi resolvida. E agora preciso saber o que fazer para resolver essa questão o mais rápido possível. Se puder me oriente. Desde ja agradeço principalmente pela oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não devias ter esperado pelo banco, tinhas que ter ido atrás. Agora o que tens que fazer é pessoalmente pressionar o BB para que exclua teu nome do cadastro se não chegaste a fechar negócio. Caso não tenha novamente uma resposta, terá que procurar um advogado. É dificil te orientar sem conhecer detalhes do processo todo que foi realizado. abraços

      Excluir
  126. Olá! Consegui um pré financiamento pela caixa e não tinha nada pra dar errado. Mas eu tinha vendido um imóvel para dar entrada no novo e a caixa descobriu que a numeração dessa casa que eu vendi não estava certa nos documentos. Mas quando eu financiei este imóvel antigo pela caixa, essa numeração errada passou batido. Agora foi provado o erro, mas está demorando para mudar no cadmut. Só que tenho que financiar o novo imóvel até dia 31/08/15, pois foi o combinado com o proprietário e já faz uns quinze dias que essa mudança já tá rolando e nada do sistema mudar. Minha documentista disse que essa mudança só é feita uma vez por mês e que até agora não foi feita. Isso procede? Tem algum dia do mês para eles fazerem essa mudança? Tem algo pra eu fazer que possa agilizar? Obrigada! Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo Epiphani -Danielle.
      Realmente o sistema modifica o cadastro sempre no inicio de cada mês.
      A CEF gosta mesmo de complicar a vida das pessoas, o imóvel até vendido foi e eles travam todo o processo por conta de uma informação a ser modificada. Não há o que possa fazer a não ser conversar com o vendedor até porque mesmo que mudem o cadastro hoje não estarás assinando a escritura no dia 31, pode levar mais tempo. O prazo para encerrar uma compra financiada é de 30 a 90 dias. Nunca se deve colocar prazos fixos com o vendedor sem estabelecer clausula que altere as datas em caso de problemas ou exigências da CEF.
      abraços

      Excluir
  127. Tenho um terreno documentado em meu nome, quero comprar um imóvel do programa minha casa minha vida, em quanto tempo sai de meu nome a partir do momento da venda do terreno? Dede já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 30 dias depois de o comprador registrar a escritura pública. abraços

      Excluir
    2. Obrigada Maria, você é uma benção!!!

      Excluir
    3. rsrsrsrs, oi Edson. em SP capital em 8 dias se não tiver erro nenhum fica pronto. abraços

      Excluir
  128. Boa tarde, Maria Angela.
    Se puder esclarecer uma dúvida, ficarei muitíssima grata.
    Li os comentários acima, mas não encontrei um caso igual ao meu: Em 1995 adquiri um imóvel pela CDHU com o meu esposo. Ocorre que em 2001 nos divorciamos e no acordo ele ficou com a casa, que na ocasião ainda estava financiada, me pagando um valor de R$ 2.000,00.
    Agora fui sorteada em um programa da Prefeitura através do Minha Casa Minha Vida, mas depois de levar a documentação eles informaram a RESTRIÇÃO SIACI, informando que constava como eu já tendo um imóvel.
    Minha dúvida: mesmo eu não tendo mais este imóvel, que ficou com meu ex-esposo quando nos divorciamos, nunca mais vou conseguir imóvel com benefícios do governo?

    Agradeço muito a sua atenção.

    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera.

      Vais mas tens que tirar o imóvel do teu nome.
      O acordo feito entre vocês não consta no registro imobiliário, foi somente entre vocês então não há como saberem que você não tem mais o imóvel.

      Uma vez divorciados e feito o formal de partilha onde consta que ele ficou com o imóvel e você perdeu o direito de uso poderás novamente financiar mas isso tudo tem que ser oficializado e muitas vezes ainda é preciso entrar na justiça porque a CEF gosta de complicar. Sugiro que procure um advogado. abraços

      Excluir
  129. Denis Wilker Maia Nobre09/10/2015, 15:04

    Boa tarde

    Estou impossibilitado de comprar minha casa no programa do governo, por que consta lá um financiamento imobiliário de um senhor JOSÉ WILSON BEZERRA DOS SANTOS, com o mesmo numero de CPF que o meu. Detalhe, entrei em contato com a receita federal e lá não consta como se fosse o mesmo o desse senhor é outro. DETALHE o financiamento foi realizado em 1983 e hoje encontrasse inativo e eu não tinha nem nascido ainda, o problema é que no CADMUT, consta este confronto e não me deixam finalizar o processo de financiamento e o dono da casa irá vender para outa pessoa, estou sendo prejudicado por erro ocorrido na caixa, como falei só acontece isso no CADMUT. Procurei a CAIXA e eles abriram um chamado para verificarem o ocorrido, só que já se passaram 15 dias e o que eles me dizer é que tenho que aguardar. Então queria saber se devo logo entrar com um processo por danos morais, ou se tem outra forma de resolver isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denis, realmente cabe danos morais então procure um advogado para analisar toda a situação. quando a venda teu contrato com o vendedor deveria constar que ele concordava em aguardar todos os trâmites do processo de financiamento até sua conclusão, sem data definida aí estaria protegido de ele querer desfazer o negócio. Eu iria direto no setor de habitação do banco na agencia central com teus documentos tentar que fosse apressado o processo. Estes cadastros costumam ser modificados apenas um vez ou duas por mês. abraços

      Excluir
  130. Boa tarde.
    Maria.

    Parabéns pelo blog,muito bem explicativo.

    Por isso gostaria de lhe perguntar sobre uma questão que está me afligindo.


    Há 1 anos atras tinha um terreno,onde o vendi,mas a atual dona não o registrou no cartório de imoveis,Vamos fazer esse tramite, segunda -feira agora.

    Obs. comprei o terreno em 2012, vendi em 2014 e o registro com a transferência da atual dona será feita em 2015


    Motivo da duvida

    Faz um mês que minha companheira foi sorteada no programa minha casa minha vida. Somos casadas em comunhão parcial de bens, casei em 2014.


    Estamos na ultima fase do processo habitacional q é a analise da caixa econômica e como somos casadas,acredito eu.... q vão puxar meu CPF com meus dados,pois pediram meus documentos.


    Pergunta que não quer calar?

    Consigo ou não esse financiamento pela caixa?

    O programa é para pessoas de baixa renda de 0 a 1600 reais.



    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  131. Olá, respondi para você por email,a gora pouco. este terreno vai ter que sair do teu nome ou não conseguirá a compra pelo MCMV. abraços

    ResponderExcluir
  132. Oi Maria Angela, bom dia
    Gostaria muito de saber, se uma pessoa que já foi contemplada pelo CDHU em 2007, mas desistiu do imóvel por problemas de saúde, agora que tirar o nome do CADMUT, mas não consegue, pois quer poder participar de progrma habitacional , mas esta impedida, o que deve Fazer? obrigada

    ResponderExcluir
  133. Oi Nancy habitação

    Se foi contemplada uma vez e desistiu não tem direito a nova contemplação. Se tivesses desistido antes de receber o imóvel não teria o nome incluído no CADMUT e nesse casos e teve podes comprovar que não fostes beneficiada pois desistiu antes. se chegou a assinar o contrato não há o que fazer, perdeu o direito. Muitos tem recorrido a justiça e cada caso é um caso. abraços

    ResponderExcluir
  134. bom dia
    em 2006 fiz um financiamento de material de construção na caixa , mas agora quando vou fui comprar uma casa pelo minha casa minha vida meu nome esta incluido no CADMUT so que esse material de construção foi pra fazer reforma na casa de meu pai . sera que consigo financiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Depois de muita briga e até mesmo uma ação judicial podes conseguir.
      Se a construção esta em lote que o teu pai tem o nome na matricula como proprietário podes conseguir provar que não tens mais o imóvel mas se o financiamento esta ativo e sendo pago eles não vão aceitar. Procure comprovar que o terreno não é seu.

      abraços

      Excluir
  135. Olá, bom dia! Primeiramente parabéns pelo blog.
    Estou tentando um financiamento e está sendo impedido temporariamente devido ao cadastro no CADMUT referente a um contrato que não estou mais ativo nele. Fiz o distrato desse antigo contrato e a agencia da CEF solicitou a exclusão do meu nome porém, segundo eles, o banco de dados do CADMUT só é atualizado a cada 40 dias e que também não sabem quando ocorre esta atualização. Eu não estou conseguindo acessar o portal para consulta devido ao erro "100 - USUÁRIO SEM PERMISSÃO DE ACESSO". Me resta ficar indo na agencia quando eu quiser saber como está o cadastro. Existe mesmo essa prática de atualização a cada 40 dias? Sendo assim sendo, há possibilidade de uma atualização em caráter de exceção por solicitação de alguém da CEF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Almerindo. Esta correta a informação, em geral a atualização ocorre no ultimo dia do mês. Quanto ao site não funciona com ninguém.

      Excluir
  136. Bom dia, Maria
    Estou comprando uma casa pelo MCMV e a caixa não esta concluindo o financiamento por estar constando meu nome no CADMUT dizendo que eu tenho um imóvel no meu nome, realmente eu tinha mas desde de 2008 este imóvel não é mais meu, pois eu quitei o mesmo junto a COHAB de Ribeirão preto e vendi e desde 2008 estou sem casa própria, e agora estou comprando uma pelo programa minha casa minha vida e a CEF informa que eu possuo uma casa que esta cadastrado no CADMUT, já mandei certidão negativa emitida pelo cartório de registro de imoveis que não consta nenhuma casa em meu nome e mesmo assim a CEF não aceitou. Liguei ontem para COHAB para solicitar que eles retirem o meu nome do CADMULT pois o imóvel já foi totalmente quitado e eles ainda não deu baixa, a pessoa que me atendeu informou que meu nome ficara para sempre no CAD MUT e que não tem como retirar, gostaria de saber se isso procedi? e também como eu faço para resolver isso e conseguir conseguir finalizar a compra da minha casa pelo programa MCMV?
    Desde já agradeço pela atenção e aguardo ansiosamente pela sua resposta e ajuda.

    ResponderExcluir
  137. Boa tarde, se voce puder me esclarecer uma dúvida agradecerei profundamente.
    Em 2004 adquiri um apto pelo PAR (programa de arrendamento residencial) da CEF, só que 2 anos depois devolvi, pois tinham vários problemas estruturais que me desanimaram e aborreceram, fiz o distrato tudo certinho. Em 2011 tentei comprar um outro imóvel pelo MCMV e foi negado pois meu nome estava no CADMUT em razao desse apto de 2004. Quer dizer que NUNCA mais poderei adquirir outro imóvel que se utilize de recursos ou subsídios federais para concessão do financiamento?
    Como saber se o financimento de um imóvel utiliza tais recursos? Ou necessariamente bancos públicos só usam esses tipos de recursos? Pergunto isso porque estou tentando adquiri um outro imóvel agora que será financiado pelo BB e CEF, é uma linha de crédito especial para militares, e ninguém sabe me responder essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, boa tarde

      è isso mesmo, você recebeu o beneficio, utilizou e depois de 2 anos desistiu, se tivesse se negado a receber por problemas no imóvel seria diferente mas você aceitou e ficou dois anos então é considerado como desistência e não poderá mais usar nenhum beneficio do governo em teu nome.

      Poderá usar qualquer linha de crédito do SFH com taxas de juros normais que não seja pelo PAR, Minha Casa Minha Vida ou qualquer outro beneficio do governo federal, prefeitura e estado incluindo cooperativas.
      Se és funcionário militar a linha especial de crédito para militares se for concedido pelo governo vai te impedir de usar e pelo que sei este tipo de crédito é governamental. Onde houver desconto do governo você não poderá usar, porém é uma linha especial somente para militares então pode sim servir á você. Tentei achar regras no site do BB mas não encontrei. abraços

      Excluir
    2. MuitÍssimo obrigada maria Angela.
      VIREI FÃ DO SEU BLOG, VALEU, ABRAÇO.

      Excluir
    3. Oi Sandra, agradeço e torço para que continues gostando. abraços

      Excluir
  138. olá, boa tarde! eu fiz uma compra de um ape pela MRV. assinei com a caixa economica e tudo perfeito..... tenho uma duvida o meu cunhado precisou financiar um outro apartamento e passou o que ele tinha pro nome do meu marido e o meu..... isso da problemas em algum momento na CEF? ja passou por todos os passo.... já assinei ate o financimento..... o partamento vai ficar pronto em 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele. A principio não haverá problema se o financiamento já foi assinado e foi assinado antes de receberem a doação do imóvel. abraços

      Excluir
    2. na verdade eu já estava com a doação no momento da assinatura com a caixa, cheguei ate a informar que havia um outro apartamento em nosso nome e passou tudo.... devo me preocupar com alguma coisa? usamos o fgts para dar entrada...

      Excluir
    3. Se já tinha doação em nome de vocês o banco pode bloquear a liberação do fundo na hora do pagamento. T´confusa tua informação porque se informaste que tinha outro imóvel antes de assinar com o banco o teu FGTs não podia ter sido liberado. Agora esta feito. Se o vendedor já recebeu, passou, se não recebeu ainda pode dar problema.

      Excluir
    4. Entendi, vou aguardar. Não sei se a MRV ja recebeu o valor, mas já assinei com a CEF o financiamento e eles já sacaram nosso FGTS. colocaram em um conta 012 que vai liberando conforme a obra. desde já agradeço pela ajuda e parabéns pelo blog.

      Excluir
  139. Boa tarde, por favor preciso de uma orientação, a alguns anos atras coloquei uma casa da caixa da minha irmã no meu nome por ela nao ter renda suficiente e eu ja tinha uma casa no meu nome na Companhia de Habitaçao do meu estado, anos depois transferi a casa para o nome de minha irmã algum tempo depois ela quitou a casa com documento em cartorio e tudo mais, agora fui quitar a minha esta quitada e a companhia não libera os documentos, fala que tenho que pagar R$ 10.000,00 de multa pois meu nome esta no CADMUT, como assim eu ja tinha a casa comprei a outra e nada foi impossibilitado e so agora depois de quitar minha casa eles querem que eu pague um valor como multa. Pode me orientar por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bloguinha.

      Você se inscreve na companhia de habitação sendo sorteada para o imóvel que subentende-se ser para pessoas de baixa renda e depois financia um imóvel no seu nome direto com o banco. O que isso deixa a entender? Fraude, no minimo. a casa da cia de habitação não impedia o financiamento normal da tua irmã em teu nome, sem problemas o que não podia era você se beneficiar de uma habitação de programa do estado e depois financiar normalmente outro imóvel. Por isso estão te multando. Veja o que está escrito em teu contrato.
      abraços

      Excluir
  140. Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida.

    Vendi um apartamento da CDHU e agora estou tentando financiar outro imóvel. O banco solicitou a certidão negativa de propriedade. Você acha que vai constar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a certidão vai dizer quem é o novo proprietário do imóvel comprovando que você o vendeu, o Sicadmut vai constar teu CPf como adquirente de imóvel proveniente de beneficio governamental. Se você esta financiando um imóvel MCMV o banco não vai aprovar o financiamento pois já foste beneficiada uma vez com o CDHU. Se é financiamento de imóvel sem beneficio do governo vai aprovar sem problemas.
      Te peço gentilmente que depois volte aqui e me diga qual foi a decisão do banco até para auxiliar futuramente.
      abraços

      Excluir
  141. Maria bom dia, tinha um imóvel em meu nome é foi a leilão.
    Hj quero fazer um novo financiamento, eu posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Will, o banco não é obrigado a aceitar um cliente que já foi devedor mas podes tentar já que a divida foi quitada. Banco público te barra.
      abraços

      Excluir
  142. Prezada Maria.

    Em primeiro lugar parabenizo pelo excelente blog.
    Agora vamos para o meu caso, espero que você possa me orientar.
    Em 1993 assumi um imóvel da antiga COHAB-SP, porque minha mãe não tinha renda para o financiamento.
    Ela demorou 4 meses para efetuar sua mudança e neste período estive no imóvel para fazer algumas melhorias, onde fui surpreendido por uma família que tinha invadido o imóvel. Conversei com os invasores e os mesmos falaram que não iriam sair do imóvel.
    Diante deste fato, fui até a delegacia mais próxima fiz o boletim de ocorrências e fui orientado a procurar a COHAB ou acionar a justiça para reintegração de posse.
    NA COHAB fui orientado a buscar a justiça ou deixar de pagar que o imóvel seria retomado pela COHAB e foi o que eu fiz (deixei de pagar).
    Ao passar dos anos tive outros imóveis com financiamento da própria CAIXA com o uso do FGTS sem num ter problemas, simplesmente me era solicitado a matricula e lá não consta meu nome, mas da COHAB como proprietário.
    Agora estou tentando enquadrar meu imóvel para o uso do FGTS (financiamento em banco privado) e não estou conseguindo, pois a matricula não está sendo suficiente por causa do meu nome estar no CADMUT. Eu nunca tive problemas e agora estou tendo. Estive na COHAB onde fui informado que o financiamento está sendo pago e que inclusive está em nome de outra pessoa, porém eles me disseram que só tirariam meu nome do CADMUT quando for realizada formalmente a transferência de divida do imóvel para esse pessoa que está lá atualmente.
    Resumindo o banco privado pode se negar a dar andamento no meu processo do uso do FGTS? como faço para retirar meu nome do CADMUT sendo que não consigo que a pessoa que está no imóvel faça a transferência?
    agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Otavio Valeiro

      O banco privado não só pode se negar como não vai dar andamento se não for solucionado o problema com teu nome. Isso porque o banco privado é o interveniente. ele entra na CEF com pedido de liberação do teu FGTS e estando teu nome ativo nãos erá liberado.

      Veja bem, deixando de pagar o imóvel foi retomado ou seja você ficou perante a companhia de habitação como alguém que ganhou um imóvel do governo e não pagou. Isso te impede de usar por exemplo o minha casa minha vida. Devias ter procurado um advogado porque era fundamental teres entrado na justiça com a retomada da posse.
      vais ter que resolver essa situação porque o fundo não será liberado.

      Abraços

      Excluir
  143. Boa tarde Maria !
    Estava lendo sobre várias questões de financiamento e não encontrei uma parecida com a minha , mas tirei muitas dúvidas e gostaria de tirar mais algumas , há 9 anos atras entrei com renda em um financiamento do PAR com meu Pai era solteiro e morava com eles , meu pai seria o arrendatario e eu complementei a renda , hoje sou casado e morar com minha esposa e filha , tive uma surpresa quando tentei pegar um financiamento com subsidio disseram que meu nome estava ativo no financiamento do meu pai , esse financiamento não esta quitado ainda ,fui informado que não teria mais o direito ao programa , entrei junto com a imobiliaria e pedi exclusão do meu nome no contrato , pois meu pai tem renda suficiente de arcar com o financiamento,fiz uma declaração de punho registrado no cartorio e meu pai assinou um documento que estava de acordo com minha saída do contrato ,e enviaram para a caixa , minha pergunta posso tirar um financiamento de carta de credito fgts ou sbpe ? o processo de retirada do meu nome ainda esta em andamento , pois disseram que é de 10 a 30 dias , fizeram 10 dias , e envie uma proposta junto a uma imobiliaria sobre um desses financiamento isso pode me impedir de pegar o imovel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você conseguir ter seu nome excluído me avise por favor porque que eu saiba até hoje ninguém conseguiu isso e as normas ainda não mudaram. Não existe o fator "compor renda" no sentido de apenas somar sua renda com de seu pai que não era suficiente. Uma vez que a pessoa faça parte do contrato com seu nome compondo renda ela é também adquirente do imóvel e somente pode ser retirada por compra e venda de sua parte no imóvel.Ocorre que imóveis MCMV, PAR, FAR, Cohab e todos que forem benefícios de governos a pessoa somente tem direito a ser beneficiário uma única vez. Assim se quando solteiro você e seu pai compraram um imóvel do PAR não podem ter direito a novo beneficio. Por isso te negaram direito ao subsidio porque já foste beneficiado com o imóvel do PAR.Existe uma brecha que determina que quando se perde o direito de uso do imóvel pode-se fazer novo financiamento de imóvel do governo e inclusive usar FGTS. Isso vale para casal quem sabe no teu caso seja possível também. Quanto a pegar novo imóvel, sim vai impedir porque na consulta vai aparecer este em teu nome. tudo que diz respeito a CEF não se resolve rápido a não ser quando há negativa.
      Abraços

      Excluir
    2. Oi maria meu é Heron sou da postagem acima , vou aguardar o que vai acontecer , pois tem a imobiliaria aonde foi entregue a documentação chamada : Torres , como disse : estive com meu pai , mãe e eu , e assinamos varios documentos e fiz uma declaração de punho registrada no cartorio , a responsável disse que de 10 a 30 dias meu nome seria excluido e ficariam somente os nomes do meus pais no contrato, mas deixou bem claro que não poderia mais ser beneficiado com MCMV , PAR , FAR , mas não me impediria de pegar a carta de credito , que isso já foi feito varias vezes lá , pessoas que se divorciaram , filhos que se casaram , só como você e ela disse demora até 30 dias , envie uma proposta para um imovel financido pela caixa atraves de uma imobiliaria , vou pedir a Deus que não seja impedido de conseguir o imovel , eu conseguindo ou qualquer resposta que tiver eu informo , Fica com Deus !

      Excluir
    3. Oi Heron.

      financiamento você poderá fazer sem problemas só não poderá mais ter os benefícios do governo ou imóvel do governo. O que estou estranhando é eles te dizerem que teu nome vai sair do Cadastro e ficar inativo para o imóvel de teus pais. Será a primeira vez que isso acontece. Por isso te pedi para depois me informar por aqui o que se resolveu. espero que dê tudo certo.
      Abraços

      Excluir
  144. Parabéns pelo blog e esclarecimentos.
    Minha situação é a seguinte.:
    Em 1994 comprei um imóvel financiado pelo banco banespa.
    Em 07/99 ocorreu a adjudicação do mesmo.
    Hoje meu nome ainda consta no cadmut e estou no projeto de mutirão, projeto entidades do mcmv e eles dizem que não irei receber o apto por conta do meu nome ezta la no cad mut.
    Por favor, o que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar Rossi

      Teu nome tem que ser inativado no cadastro. Vais precisar da matricula atual do imóvel para junto a CEF solicitar a inativação do teu CPF ou não vais receber esse imóvel. Isso é demorado e complicado de resolver porque não se tem acesso direito. Procure a agencia central CEF setor de habitação.
      Abraços

      Excluir
    2. Então, a questão é exatamente essa, ser demorado e achar essa central do setor de habitação.
      Desde o ano passado que estou atras disso. As pessoas e até os próprios funcionários da cx desconhecem esse termo"cadmut". Chega ser irritante, sabe aquela piada, "é de comer".um horror.
      Vc conhece lugar ou alguém que eu possa procurar.
      Mais uma vez muito grata pela atenção.

      Excluir
    3. Hoje se usa a sigla SICDM mas deveriam conhecer se são antigos. Aqui na agencia central da CEF tem o setor de habitação onde se consegue saber o óbvio que qualquer gerente te diz mas essa movimentação no cadastro deve estar centralizada em SP por isso não se consegue acesso e o site logicamente não funciona. estou tentando buscar dados com amigos em SP para atualizar a postagem mas também está dificil.
      Abraços

      Excluir
    4. Então Maria Ângela, moro em SP. Estou pensando em procurar a defensoria publica, que também nem sei por onde começar.
      O que vc. acha.?
      Grata

      Excluir
    5. Oi Lucimaar Rossi

      Se não tens condição é o caminho, só demora um pouco mais pois tudo que é gratuito é bem mais demorado. é a forma de buscar uma solução.
      Abraços

      Excluir
  145. alexandre rezende18/08/2017, 09:50

    bom dia maria, gostaria de saber se depois que quita o financiamento a caixa exclui o nome do CADMUT automaticamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não exclui apenas é inativado ou seja consta a informação de que o financiamento não está mais ativo. A CEF deve fazer essa exclusão automaticamente mas em geral "esquece" então recomendo que após 30 dias de quitado o imóvel e extinta a garantia de pagamento no cartório de imóveis verifique em uma agencia da CEF se teu financiamento consta como quitado.

      Excluir
  146. OLA MEU NOME E NARA

    FUI SORTEADA NA COHAGRA DE MINHA CIDADE PARA CASAS POPULARES,MAS FUI BARRADA POR MEU NOME CONSTAR NO CADMUT, SO QUE HJ ESTOU COM 33 ANOS ,QUANDO TINHA 18 FUI EMANCIPADA POR MINHA MAE E ENTROU MINHA RENDA E A DELA PARA COMPRA UMA CASA,ESTA CASA FOI VENDIDA A MAIS DE 4 ANOS E QUITADA NÃO CONSTA MAIS EM NOSSOS NOMES,ELES DEVEM TIRAR TBM DO CADMUT? E TIRANDO CONSIGO DAR ANDAMENTO NO QUE FUI SORTEADA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nara Rubia
      Teu nome não sai do cadastro sempre fica lá apenas deve ser inativado o financiamento depois de quitado. Portanto se foi quitada e vendida devem tirar uma certidão de propriedade imobiliária e entregar para que comprove que não tens mais a casa em teu nome. há um porém. Se esse imóvel que ambas compraram foi uma casa de governo nos mesmos critérios da atual não vais conseguir ir adiante pois só se pode ser beneficiada com imóvel de governo uma única vez e vais perder esse imóvel sorteado agora.
      Abraços

      Excluir
  147. COM QUANTOS DIAS MEU NOME SAIR DA LISTA DO CADMUT APOS A SOLICITAÇAO,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a exclusão ocorre nos primeiros 10 dias uteis de cada mês. fique atento, costumam não cumprir prazos.
      Abraços

      Excluir
  148. Bom dia
    Estou com meu nome contando no cadastro pôr uma casa que adquiri na cohab em 2006 mas nem cheguei a morar na casa por causas pessoais
    A cohab passou a casa pra outra pessoa mas meu nome ainda consta no cadastro como proprietária
    O que faço nesse caso pra tirar nome já que estou atrás de outro financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você foi contemplada com uma casa,recebeu esta casa e depois desistiu devolvendo para a Cohab é bem provavelmente que não tirem teu nome do cadastro porque você foi contemplada e recebeu o imóvel. Para excluir teu nome não poderias te-lo recebido. Procure a Cohab e verifique a situação solicitando a possibilidade de exclusão do cadastro.
      Abraços

      Excluir
  149. Olá ,em 2007 emprestei meu nome para uma aex cunhada para a compra de um Lote situado na Caneleira na cidade de Santos ,porém o mesmo ficou em meu nome por 1 ano e logo o Lote foi transferido para o nome de outra pessoa .Acontece que esse Lote fazia parte da COHAB ...Em 2018 fui contemplada pela COHAB por um conjunto habitacional no bairro onde moro ,e fui surpreendida quando já estava próxima de mudar para o apartamento que não poderia ser contemplada pois o meu nome constou no Cadmut positivos por causa deste lote que emprestei o meu nome para minha ex cunhada comprar ...
    Gostaria de saber se tenho direito de lutar na justiça para tentar comprovar que apenas emprestei o nome pois na época ela estava com o nome irregular .
    Vc acha que vale a pena eu tentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cada pessoa só tem direito a um único benefício do governo salvo divórcio onde na partilha o cônjuge fica com o imóvel. Sendo assim já foste contemplado e não tens direito a nova contemplação. Entenda que você não emprestou teu nome, você e sua cunhada cometeram uma fraude contra o governo porque se tua cunhada não fez em nome dela é porque havia impedimento. Se fores na justiça dizer que emprestou o nome estará confessando uma fraude. Consulte um advogado.
      Abraços

      Excluir
  150. Boa noite! Fui contemplada com uma casa popular a mais de 3 anos, assinei o contrato mas a mesma nunca foi entregue. Nen tampouco as chaves.
    Então fui na prefeitura e assinei um termo de desistência do imóvel a três meses atrás.
    Recentemente fui financiar um imóvel pela MCMV e fui barrada pelo cadmut, onde constava meu nome.
    Fui aprovada em todas etapas, mas com meu nome no cadmut não consigo o financiamento.
    Como proceder perante esse fato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, você tem que ir na prefeitura solicitar que retirem teu nome no cadastro porque você teve que desistir por força de não terem cumprido o contrato e não porque não queria mais o imóvel. A Prefeitura tem que tirar teu nome do cadastro ou não conseguirá mais comprar qualquer imóvel com beneficio do governo por já ter sido beneficiada e desistido depois de aceitar. Se não te excluírem terá que entrar na justiça. Abraços

      Excluir
  151. Bom dia Maria. Fui na prefeitura e na caixa econômica para retirada do meu nome do cadmut como lhe expliquei anteriormente.
    Já assinei o distrato junto
    a caixa econômica, e a mesma já enviou meu caso para retirada do meu nome do cadmut. A partir desse momento quanto tempo demora para a retirada do nome do cadmut.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, quem bom que vai se resolver. Em geral ocorre a retirada no fim do mês e inicio. Depois do dia 5, volte no banco para saber.

      Excluir
  152. Maria, a caixa econômica Federal mandou toda documentação necessária pata Brasília, onde é feito a retirada do nome no cadmut.
    Isso já tem 2 semanas, .. Vc sabe quanto tempo demora , depois que a caixa envia a documentação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.